O UniFOA abriu suas portas na manhã da última quinta-feira (15) para receber os alunos do Colégio Professor José Medeiros de Camargo, de Resende, em mais uma edição do Open Labs. Essa iniciativa permite que estudantes de outras instituições conheçam de perto a prática acadêmica e vivenciem as mesmas aulas que os alunos do UniFOA experimentam no dia a dia.
Durante a visita, os alunos participaram de aulas nos laboratórios Morfofuncional e Rotunda, onde tiveram a oportunidade de mergulhar em tópicos fascinantes. No laboratório Morfofuncional, o professor Walter Fonseca conduziu uma aula sobre o corpo humano, enquanto no laboratório Rotunda, a professora Cyntia explorou temas como tipagem sanguínea e propagação de ondas. As aulas foram recebidas com entusiasmo pelos estudantes, que puderam colocar em prática conceitos que, até então, eram apenas teóricos.
A professora Josely Alvarenga, responsável por organizar a visita, expressou sua satisfação com a oportunidade proporcionada aos seus alunos. Ela relatou que os estudantes estavam ansiosos para o evento, aguardando o dia da visita com grande expectativa. “Eles estavam há três semanas perguntando se estava chegando o dia da visita”, contou Josely, evidenciando o entusiasmo dos alunos.
Josely destacou a importância de proporcionar aos estudantes a vivência de uma realidade acadêmica diferente, algo que pode incentivá-los a buscar mais conhecimento e se interessar por áreas novas e desafiadoras. “Eu quero que eles vivenciem uma realidade diferente, para incentivá-los a buscar mais na área em que surgiu essa ideia extrassensorial. Acredito que essa iniciativa da faculdade em abrir as portas para as escolas é importante, porque proporciona um novo olhar para o aluno”, afirmou.
O Open Labs do UniFOA se consolida como uma iniciativa valiosa para integrar a comunidade acadêmica e oferecer aos estudantes de ensino fundamental e médio uma visão prática e inspiradora do que o ensino superior pode proporcionar. A experiência deixou uma marca positiva nos jovens de Resende, incentivando-os a explorar novas possibilidades e a considerar o futuro acadêmico com mais clareza e entusiasmo.