Materiais de odontologia usados na faculdade de que você precisa conhecer

Entrar na faculdade de odontologia é um grande passo para quem sonha em ser dentista. Mas, além da teoria, a prática é fundamental. E para isso, é essencial conhecer os materiais que você vai usar no dia a dia dos seus estudos e, futuramente, na sua profissão. Neste post, vamos apresentar os principais materiais usados na faculdade de odontologia, explicando a importância de cada um e como eles são utilizados. Preparado para mergulhar nesse universo? Então, vamos lá!

Materiais de odontologia por que são usados

A faculdade de odontologia é conhecida por ser exigente, tanto no aspecto teórico quanto no prático. Desde o primeiro semestre, os estudantes têm contato com diversos materiais e instrumentos que serão seus companheiros de estudo e trabalho. Esses materiais são essenciais para aprender as técnicas corretas e desenvolver habilidades que farão a diferença no futuro profissional.

Vamos explorar os materiais mais comuns e importantes que você vai encontrar ao longo do curso. Conhecer esses itens vai ajudar você a se sentir mais preparado e confiante nas aulas práticas.

Instrumentos básicos de exame

Logo no começo do curso, você vai se familiarizar com os instrumentos básicos de exame, que são essenciais para qualquer dentista. Entre eles, destacam-se:

• Espelho Bucal: Usado para visualizar áreas difíceis de ver diretamente e também para afastar bochechas e lábios.
  • Explorador/ Sonda Exploradora: Ajuda a detectar cáries e outras irregularidades nos dentes.
  • Pinça Clínica: Utilizada para segurar e transportar materiais pequenos durante o exame e procedimentos.

Esses instrumentos são a base para qualquer procedimento odontológico e estarão presentes em praticamente todas as suas aulas práticas.

Material de moldagem

Durante o curso, você vai aprender a fazer moldagens, que são essenciais para criar réplicas precisas da boca do paciente. Os materiais mais comuns incluem:

• Alginato: Material elástico e fácil de manipular, ideal para moldagens preliminares.
  • Silicone de Adição: Proporciona moldagens mais detalhadas e precisas, sendo usado principalmente em próteses e ortodontia.
Leia também:  Não obtive a nota desejada no Enem, e agora? Veja o que fazer!

Saber manusear esses materiais corretamente é crucial para garantir o sucesso de diversos tratamentos odontológicos.

Instrumentos rotatórios

Os instrumentos rotatórios são indispensáveis no dia a dia do dentista. Na faculdade, você vai usar principalmente:

• Turbina: Ferramenta de alta rotação usada para cortar o esmalte dental e outros materiais duros.
  • Micromotor: Possui uma rotação menor que a turbina e é utilizado em procedimentos que exigem mais precisão e menos força.

Aprender a usar esses instrumentos com destreza é um dos grandes desafios dos estudantes de odontologia.

Materiais restauradores

A restauração dental é um procedimento comum que você vai realizar muitas vezes durante o curso. Para isso, são utilizados diferentes materiais, como:

• Amálgama: Material durável e resistente, usado em restaurações de dentes posteriores.
  • Resina Composta: Esteticamente agradável, é usada para restaurações de dentes anteriores e também posteriores, graças aos avanços tecnológicos que aumentaram sua resistência.

A escolha do material restaurador depende de vários fatores, incluindo a localização do dente e as necessidades específicas do paciente.

Materiais de impressão

Para fazer próteses dentárias, é necessário obter uma impressão precisa da boca do paciente. Os materiais mais usados são:

• Polivinilsiloxano (PVS): Conhecido por sua precisão e estabilidade dimensional.
  • Poliéster: Também oferece boa precisão, mas é menos comum que o PVS.

Dominar a técnica de impressão é vital para a produção de próteses e outros dispositivos dentários que se ajustem perfeitamente à boca do paciente.

Equipamentos de proteção individual (EPIs)

Na faculdade, a segurança é prioridade. Por isso, você vai usar vários EPIs durante as aulas práticas, como:

• Máscaras: Protegem contra a inalação de partículas e microorganismos.
  • Luvas: Evitam a contaminação cruzada entre você e o paciente.
  • Óculos de Proteção: Protegem seus olhos de possíveis respingos e partículas.