Se você quer ser um agente transformador da sociedade e trabalhar na defesa de populações menos favorecidas, pode fazer a faculdade de Serviço Social.
O assistente social encontra boas oportunidades no mercado de trabalho e pode atuar com projetos, planos e políticas voltados para os interesses da coletividade. Há ainda a possibilidade de fazer pesquisas, laudos técnicos e estudos socioeconômicos, entre outras ações.
Quer conhecer melhor como é a graduação em Serviço Social e as suas perspectivas profissionais? Confira nosso post!
Como é a faculdade de Serviço Social?
O bacharelado em Serviço Social oferece um conteúdo sólido para que o profissional possa atuar nas esferas pública, privada e também no terceiro setor.
A faculdade tem duração de 4 anos e conta com uma matriz curricular variada para que o aluno consiga ter um olhar global e fazer uma reflexão diante de diferentes cenários sociais. Acompanhe abaixo algumas disciplinas da graduação:
- Antropologia;
- Economia e Política Social;
- Psicologia Geral e Social;
- Sociologia;
- Direito e Legislação Social;
- Ética Profissional;
- Política Social e Previdência Social;
- Política Social e Saúde;
- Família, Gênero, Etnia e Serviço Social;
- Política Social e Assistência Social;
- Processos de Trabalho e Serviço Social;
- Serviço Social na Empresa;
- Infância, Juventude, Terceira Idade e Serviço Social;
- Terceiro Setor, Responsabilidade Social e Serviço Social.
No final do curso, é obrigatória ainda a realização do estágio, oportunidade para o aluno ter contato com a rotina profissional.
Qual é o perfil do assistente social?
Ainda tem dúvidas se a faculdade de Serviço Social é para você? Saiba que o profissional deve ter habilidades para lidar com pessoas de todos os perfis. Por isso, é importante ser paciente, empático, comunicativo e também ter sensibilidade.
É necessário estar preparado para se posicionar e tomar decisões rápidas frente a situações delicadas — principalmente de desigualdade social — comuns no dia a dia do assistente social.
Além disso, ele precisa desenvolver um olhar crítico diante da realidade e, assim, buscar meios e soluções para garantir os direitos da população nas áreas da habitação, saúde, previdência social, educação, assistência social, emprego, entre outras.
Como é o mercado de trabalho para o Serviço Social?
As perspectivas profissionais para quem escolhe essa carreira são muito boas e não há a necessidade de estar em grandes cidades, pois até municípios menores precisam do profissional, principalmente em segmentos da administração pública.
O assistente social vai trabalhar para atender os direitos da sociedade, especialmente de grupos como:
- presidiários;
- moradores de rua;
- idosos;
- população de baixa renda;
- refugiados;
- dependentes químicos;
- minorias étnicas.
Para trabalhar na área, além do diploma de ensino superior, é obrigatório ter o registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). Os campos de atuação para esse profissional são variados. Confira alguns deles a seguir:
- instituições de saúde (hospitais, unidades de saúde, secretarias);
- assistência social, como centros de referência especializados dos municípios;
- creches, escolas e universidades;
- presídios e casas de detenção;
- poder judiciário;
- ONGs, fundações e outras entidades que desenvolvam projetos sociais;
- operadoras de planos de saúde;
- empresas em geral.
Conclusão
Agora você já sabe que a faculdade de Serviço Social oferece boas perspectivas profissionais. É uma área em expansão e que permite trabalhar em diferentes segmentos — com oportunidades principalmente no setor público.