Serviço Social


  • Bacharelado
  • 4 anos
  • Campus Aterrado

Mensalidade: R$ 597,00
Ver opções de bolsas, descontos e financiamento

Graduação
Bacharelado - 4 anos (Curso Anual) - Noturno - Campus Aterrado

Coordenação do Curso:
Mônica Santos Barison (monica.barison@foa.org.br)

Mercado de Trabalho

O campo de trabalho do assistente social é variado. No Estado, ocupa funções no poder executivo, legislativo e judiciário. No executivo (municipal, estadual ou federal), atua basicamente nas diversas políticas sociais (saúde, educação, assistência social e previdência). No poder judiciário, ocupa funções de analista judiciário, elaborando parecer social. No poder legislativo, trabalha na assessoria de elaboração de projetos de leis.      

O assistente social possui também como campo de trabalho empresas e organizações não governamentais, executando ou gerenciando projetos de responsabilidade social ou programas sociais. Pode atuar ainda na assessoria de movimentos sociais e de organizações da sociedade civil. 

Diferencial

O curso de Serviço Social do UniFOA dispõe de uma política acadêmica que articula as atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades complementares envolvem Jornada de Pesquisa Social; Semana de Comemoração do Dia do Assistente Social; Seminário do Trabalho Profissional; debates; visitas técnicas; participação em congressos; atividade de pesquisa e monitoria. O estágio é iniciado no terceiro ano, com supervisão acadêmica e de campo. São mais de 30 convênios, nos quais o aluno atua em saúde, assistência social, previdência, educação, sociojurídico e gestão de políticas sociais. O curso promove a articulação entre as supervisões acadêmica e de campo, por meio de visitas às instituições conveniadas e também por meio do Fórum de Supervisão de Estágio.

Reconhecimento

Curso reconhecido pela Portaria do MEC nº. 307, de 2 de agosto de 2011. Avaliado com quatro estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril.

Grade/Matriz Curricular

Grade/matriz curricular anual, vigente em 2017

Observações

*Disciplinas Ofertadas Na Modalidade Semipresencial. Disciplinas Optativas - Cod. 7503: - Lingua Brasileira de Sinais - Libras (80 Ch) - Produção de Texto (80 Ch) - Noções de Segurança e Saúde do Trabalho (80 Ch) - Inglês Instrumental (80 Ch)

1 - A FOA/UniFOA se reserva no Direito de alterar a matriz curricular e/ou conteúdos das disciplinas, sua duração, carga horária, corpo docente, dentre outras informações, inclusive antes ou durante a realização do Curso, da efetivação da matrícula ou qualquer rematrícula, em razão de Diretrizes Curriculares, por determinação do UniFOA ou do MEC. Em caso de mudanças, os interessados serão devidamente comunicados.

2 - As disciplinas eletivas previstas na matriz curricular do Curso serão escolhidas pelo corpo discente, mediante a oferta pela coordenação junto ao respectivo período, conforme Projeto Pedagógico, sendo posteriormente vinculado professor integrante do Quadro de Docentes do Curso.

Corpo Docente

Daniele Ribeiro do Val de Oliveira Lima Santa Barbara Doutorado em Serviço Social
Data de admissão: 08/08/2003
Disciplinas lecionadas

Felipe da Matta de Castro Mestrado em Política Social
Data de admissão: 01/02/2012
Disciplinas lecionadas

Helio de Lena Junior Doutorado em Ciências: Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Data de admissão: 05/02/2007
Disciplinas lecionadas

Julio Cesar de Almeida Nobre Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social
Data de admissão: 02/08/2004
Disciplinas lecionadas

Karin Alves do Amaral Escobar Mestrado em Política Social
Data de admissão: 15/08/2007
Disciplinas lecionadas

Marcos Aurelio Ramalho Gandra Mestrado em História
Data de admissão: 19/10/2010
Disciplinas lecionadas

Monica Santos Barison Doutorado em Serviço Social
Data de admissão: 28/03/2001
Disciplinas lecionadas

Rozana Aparecida de Souza Mestrado em Saúde Coletiva
Data de admissão: 12/03/2003
Disciplinas lecionadas

Ursula Adriane Fraga Amorim Mestrado em Serviço Social
Data de admissão: 04/04/2001
Disciplinas lecionadas

Ver Mais

Recursos Disponíveis

A instituição conta com seis campi que oferecem infraestrutura moderna para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Laboratórios, amplas salas de aula e bibliotecas inclusivas com mais de 120 mil livros e periódicos.

O curso tem:
- Núcleo de Serviço Social
- Campos de Estágio Supervisionado 

Além disso, o campus Olezio Galotti, em Três Poços, ainda conta com o Clube FOA (academia, sala de lutas, piscina aquecida e quadras poliesportivas), Centro Integrado de Fisioterapia, Clínicas Odontológicas, Policlínica, Sala Verde, Rádio e TV UniFOA. 

Critérios de Avaliação

A avaliação de desempenho acadêmico abrange os aspectos de frequência e aproveitamento, segundo Regulamentação própria do UniFOA, disponibilizada ao estudante através do Guia Acadêmico. A média exigida para a aprovação direta no respectivo período é igual ou superior a 7,0 (sete), obtida em duas avaliações bimestrais (cursos semestrais) ou quatro avaliações anuais (cursos anuais), devendo para o cálculo ser aplicada a média aritmética das AVDs. 

O discente possui a possibilidade de realização de prova denominada “Segunda Chamada” em casos previstos no Regulamento. O aluno que obtém média inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 4,0 (quatro) pode prestar Exame Final. Após o Exame Final será considerado aprovado o discente que possuir média igual ou superior a 5,0 (cinco) utilizando a média das AVDs e a nota do Exame Final. Quanto à frequência, o estudante deverá obter o mínimo de 75% de presença às aulas. 

As avaliações são compostas de provas escritas, suplementadas por trabalhos em grupo e/ou individual, apresentados na forma oral ou escrita, a critério do docente. Atualmente, adota-se um sistema misto de organização de provas, de modo a contemplar questões, dissertativa e objetiva, enfatizando a necessidade de que, independente do tipo de questão, a avaliação não se restrinja aos aspectos cognitivos, mas, privilegie, também, o desenvolvimento das habilidades pretendidas. 

Importante ressaltar que, após as aplicações das avaliações e conforme Normatização Institucional, professores e estudantes realizam procedimento denominado Vista de Prova visando a verificação da argumentação dos discentes quanto às respostas aplicadas, possibilitando ou não a revisão. Além do procedimento “Vista de Prova”, o discente possui ainda o recurso da Revisão de Prova.


Contato

Campus Aterrado - Secretaria do curso: (24) 3338-2764
Avenida Lucas Evangelista, 862, Aterrado - Volta Redonda - RJ. Cep: 27215-630

Apresentação do Curso