Alunos do curso de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) se destacaram durante o 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), campus Maracanã, entre os dias 18 e 20 de setembro. Com o tema “ABENGE 50 anos: desafios de ensino, pesquisa e extensão na educação em engenharia,” o evento celebrou uma trajetória de dedicação e inovação.
O congresso, conhecido como um importante fórum de discussão sobre o ensino de engenharia no Brasil, reuniu diversas instituições de ensino e apresentou projetos e pesquisas. O estudo “Uma proposta para utilização de escória de aciaria LD em artefatos de concreto – uma experiência com a abordagem de aprendizagem baseada em projeto,” resultado da Metodologia Engenharia 360º do UniFOA, foi destaque por seu comprometimento em solucionar desafios locais, abordando a questão da escória em Volta Redonda.
Bruno Lima, aluno do 3º período de Engenharia, expressou com orgulho sua participação no evento. “Apresentar nosso estudo no COBENGE é a celebração do esforço coletivo e da pertinência da nossa estratégia educativa,” afirmou, e completou: “A oportunidade de apresentar em um Congresso dessa magnitude também nos ajuda a desenvolver habilidades de comunicação em público e a sintetizar assuntos complexos.”
Italo Pinto Rodrigues, professor responsável pelo projeto, destacou a importância de oportunizar aos alunos a participação em projetos, pesquisa e congressos como forma de engajá-los no processo educacional. “Destacamos o fazer engenharia através do projeto, o comunicar engenharia por meio do artigo e o como fazer engenharia, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais,” ressaltou.
Em um painel sobre Tendências Emergentes, foi apresentado o artigo “Explorando sinergias: a iniciação científica que conecta pesquisa em inteligência artificial à indústria siderúrgica.” Esse artigo é resultado de um projeto de pesquisa que visa explorar o uso da inteligência artificial na indústria e treinar os estudantes para lidar com essas tecnologias no mercado. Essa investigação reflete como a formação dos estudantes se sintoniza com setores em ascensão, como a indústria 4.0, modelagem, simulação e o uso da inteligência artificial para aumentar a competitividade industrial.
Samantha Grisol, coordenadora da Engenharia ABI, enfatizou a importância dos estudos dentro e fora da sala de aula. “Durante o evento, percebemos o quanto o UniFOA está alinhado com as melhores universidades do Brasil. A participação dos estudantes nas fases iniciais da Engenharia em eventos como esse também indica o potencial de engajamento das metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, que estamos aplicando na Engenharia 360º do UniFOA.”
Sobre o CONBENGE
Desde 1973, o COBENGE tem sido um espaço onde tradição e inovação coexistem, refletindo a paixão e o compromisso com a excelência no ensino de engenharia no Brasil. O UniFOA, com seu foco em abordagens inovadoras e na formação de futuros engenheiros de destaque, continua a desempenhar um papel ativo nesse contexto.
Os artigos do Congresso estão disponíveis em: http://www.abenge.org.br/sis_artigos.php
Ficha técnica:
UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO DE ESCÓRIA DE ACIARIA LD EM ARTEFATOS DE CONCRETO – UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO
Autores:
Execução do projeto: GABRIEL ALBERTO RODRIGUES, Bruno Lima dos Santos, Joao Gabriel Dos Santos Dias Moura Matos ANDRE LUCAS RODRIGUES, Mykaella Ramos Daniel da Silva
Responsável pelo Projeto:
Italo Pinto Rodrigues
Químicas:
Ana Claudia de Almeida Cardinot
Érika Fraga Rodrigues
Meio Ambiente
Samantha Grisol da Cruz Nobre
Joice Andrade de Araújo
——–
EXPLORANDO SINERGIAS: A INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE CONECTA PESQUISA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À INDÚSTRIA SIDERÚRGICA
Orientador:
Italo Pinto Rodirgues
Pesquisadores em treinamento:
GABRIEL ALBERTO RODRIGUES, Bruno Lima dos