Inscritos no XV Colóquio Técnico-Científico do UniFOA, estudantes do ensino médio, profissionais e pesquisadores de todo o país apresentaram projetos inovadores de pesquisa técnico-científica. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 e contou com palestras, minicursos e oficinas em diversas áreas de conhecimento.
Cinco trabalhos foram premiados, sendo estes: Assédio sexual no esporte – uma realidade para muitos atletas de alta performance; Desenvolvimento do sistema automatizado utilizando o processo de soldagem MIG para realização de brasagem; Interceptação de anomalias dentárias em crianças com síndrome de down: relato de caso; Embriogame: sistema cardiovascular e serius games no processo de ensino aprendizagem e o quinto trabalho, Entrevista familiar assertiva para captação de órgãos e tecidos: site como lócus de formação profissional.
A abertura da palestra foi com o professor Dr. Sérgio A. S. Camargo Jr. (COPPE/UFRJ). Este ano o tema foi Ciência, tecnologia e inovação no Brasil: situação atual e perspectivas, que abordou a transdisciplinaridade entre a ciência, a tecnologia e a inovação.
Os trabalhos foram submetidos seguindo as normas estabelecidas pela Comissão Organizadora do evento e avaliados pelo Comitê Científico, que indicou o modelo de apresentação do trabalho. As apresentações, realizadas por meio da plataforma Microsoft Teams, abrangeram as áreas de Ciências Biológicas; da Saúde e de Exatas; Engenharias e Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Educação, Ensino e Aprendizagem; Medicina e Produtos e Inovação.
No segundo dia, o acervo virtual da carreira acadêmica brasileira foi a discussão inicial.
O Colóquio é um encontro científico realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do UniFOA, que visa promover uma troca de ideias e conhecimentos entre os participantes e discursadores, além de estimular e divulgar a pesquisa científica da instituição e da região Sul-fluminense e compartilhar ideias e conhecimento entre os participantes do evento.
“Neste ano recebemos o trabalho do aluno Matheus Torres, do ensino médio. O Colóquio é uma oportunidade muito interessante para que os estudantes tenham os primeiros contatos com a atividade científica, os laboratórios e com o ambiente universitário, colocando em prática tudo o que aprendem no colégio”, contou o professor de Engenharias e orientador de pesquisa do UniFOA, Emanuel Santos, idealizador de um protótipo de robô-submarino para aplicações oceanográficas junto ao estudante. Matheus é um dos contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM) pelo UniFOA, que, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), distribui bolsas de pesquisa a estudantes do ensino médio da rede pública de ensino.
Por Yngrid Marcate – Estagiária da Comunicação