Na última quarta-feira, dia 15, professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do UniFOA participaram do “Design de Conexões: Tempos Digitais, Jornadas Humanizadas” – programa desenvolvido pelo professor Alessandro Orofino, assessor da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.
Realizada em formato de workshop, a proposta criada especialmente para os membros do NDE – responsáveis pelo Planejamento e Inovação – contou com apoio dos professores Marcos Kazuiti e Alexis Aragão, que compõem o time de inovação e também fazem parte do projeto, além do professor Max Damas, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento.
Humanização
Com reflexões e dinâmicas, o objetivo do encontro foi estimular a humanização no ensino. Isso porque, devido à pandemia, a tecnologia foi protagonista nesses últimos anos. A exemplo da necessidade que os professores tiveram de utilizar plataformas e ferramentas para melhor interação e aprendizagem com os alunos, como destacou Orofino, que trabalhou aspectos fundamentais para o desenvolvimento.
“Algumas questões ficaram em segundo plano, quando deveriam ser primeiro plano. Houve uma evolução tecnológica muito grande, porém, percebe-se uma necessidade maior de humanização. Através de aspectos como comunicação não-violenta, escutas ativas, gerenciamento do afeto, inteligência emocional, assim como os estudos da neurociência aplicadas na aprendizagem. Por isso, o nome Design de Conexões: conectar as pessoas de uma forma mais profunda, consciente da potencialidade e fragilidade de cada um, melhorando, assim, as relações humanas na sala de aula e no ambiente universitário”, explicou o professor.
Workshop
O workshop foi dividido em etapas e em cada momento foram trabalhados aspectos fundamentais para o desenvolvimento, com abordagens teóricas sobre: Inteligência do Coração/Meditação; Comunicação Não-Violenta e Escuta Ativa; Emoções e Gestão do Afeto em Sala de Aula; além da aplicação prática da situação contextualizada e debate.
Além de proporcionar uma experiência inédita aos professores vinculados ao programa, o “Design de Conexões: Tempos Digitais, Jornadas Humanizadas” reforça a preocupação da instituição na preparação, adequação e transformação dos professores. Entre os benefícios dessa oportunidade, destacam-se:
– Melhoria de autoconhecimento do docente e de práticas de saúde mental, antes, durante e depois dos processos de aprendizagem;
– Reforço do conceito de Pedagogia da Cooperação, através de estudos que envolvem neurociência e educação, focadas ao ensino superior;
– Melhoria da criação de aulas com experiências significativas ao discente, incluindo ludicidade e teatralidade, através dos estudos e das práticas refletidas e ensinadas.
Portanto, essa proposta se mostra fundamental para adaptação aos novos tempos, que se faz necessário um novo panorama de soft skills relacionado ao docente. A fim de que independente da técnica utilizada em sala e das metodologias trabalhadas, o fator humano se sobressaia e as conexões e as motivações sejam cada vez mais presentes.