Mobilidade urbana em Três Poços

Alunos de Engenharia Civil apresentam projeto ao prefeito de Volta Redonda

Publicado em 6/12/2019

Por Matheus Freitas

Os alunos do 8° período do curso de Engenharia Civil do UniFOA estiveram nessa quinta-feira, 5, no Palácio 17 de Julho, sede do governo municipal de Volta Redonda para apresentar ao prefeito Samuca Silva o projeto UniFOA Air Technology. A ação trata-se de um estudo de um novo modal rodoviário que liga a Rodovia do Contorno às redondezas do Centro Universitário.

O evento reuniu, também, o vice-presidente da Fundação Oswaldo Aranha, Eduardo Prado, o superintendente geral, José Ivo de Souza e o coordenador do curso de Engenharia Civil, José Marcos Rodrigues Filho. Além dos professores e coordenadores do projeto, Renato Donato Viana, Rogério Nogueira Pereira, Erika Fraga Rodrigues e Jesus Caldeira de Alencar Alvarenga.

O superintendente geral, José Ivo de Souza, revelou que o objetivo da nova via é melhor a mobilidade urbana entre o centro da cidade de Volta Redonda e o bairro Três Poços, bem como a cidade de Pinheiral. “O projeto apresentado pelos alunos e professores do curso de Engenharia Civil vai desafogar o trânsito da Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes e viabilizar um novo acesso ao bairro e ao município vizinho, moderno e eficiente”, informou o superintendente.

Para o mapeamento da área, foi utilizado um drone que facilitou o processo de estruturação e viabilidade da nova via. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Civil, José Marcos Rodrigues Filho, a utilização do equipamento no projeto está ligada às novas tecnologias implementadas no curso. “O UniFOA sempre busca continuamente na sua matriz curricular a inovação tecnológica através das modernas ferramentas que se apresentam. O projeto mostrado ao prefeito pode ficar de legado para os alunos bem como para o município”, disse o coordenador.

Além da comunidade que circula no bairro Três Poços todos os dias, cerca de 1600 veículos a cada duas horas, outros beneficiados pela nova sugestão de mobilidade foram os alunos do UniFOA Air Technology que participaram dos estudos e tiveram a possibilidade de aprender com mais uma importante prática. “Por meio da ação proposta pelos professores do curso, adquiri diversos conhecimentos teóricos e práticos. Além disso, tivemos que buscar e estudar materiais complementares para auxiliar na estruturação do projeto”, revelou Larissa Andrade, acadêmica do 8° período de Engenharia Civil.

O vice-presidente da Fundação Oswaldo Aranha, Eduardo Prado, parabenizou e agradeceu aos alunos e professores. Ele também congratulou o prefeito Samuca Silva que abriu o gabinete e colocou à disposição os seus secretários. “Atendemos 22 municípios e o projeto vai beneficiar ainda a comunidade de Volta Redonda e também os municípios vizinhos como Pinheiral”, declarou.

Facilitar a vida do cidadão de Volta Redonda e Pinheiral, esse é o foco. “A partir de agora, vamos criar internamente um processo administrativo próprio para que os estudos acadêmicos se juntem aos técnicos e depois iremos incluir a rodovia de maneira formal no plano diretor municipal”, explicou o prefeito Samuca Silva, que também considera importante a viabilização da nova via pelo elevado volume de veículos que passam diariamente pela Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes.

Confira os registros: