Implementação do ensino híbrido


Método que é tendência entre as principais instituições de ensino do país será aplicado para ingressantes do segundo semestre de 2020

Publicado em 29/6/2020

Você já ouviu falar em ensino híbrido? O ensino híbrido é uma metodologia de aprendizagem que mescla aulas online e presenciais, intercalando conteúdos que se complementam. A união das duas formas criou um modelo de graduação inovador, que tende a revolucionar a forma de aprender na universidade.

A metodologia também é conhecida como blended learning ou semipresencial. O objetivo dessa abordagem é proporcionar uma formação mais completa, personalizada e interativa para entregar profissionais mais capacitados para lidar com os desafios de um mercado exigente e que está sempre mudando.

A nova forma de aprender promove maior flexibilidade e autonomia para os estudantes, já que no modelo de ensino híbrido o aluno aprende de acordo com as suas possibilidades, exercendo maior liberdade para consumir o conteúdo disponível. A intenção é garantir maior independência e uma postura proativa e engajada ao longo da formação.

Os estudantes têm a oportunidade de construir o próprio cronograma de aulas, definindo as próprias prioridades. Desta forma, o professor assume a função de supervisor das pesquisas dos alunos, orientando-os pelos caminhos mais adequados para exploração do conhecimento.

Além disso, toda a teoria aprendida sempre estará ligada à vivência prática, levando o futuro profissional a desenvolver as competências comportamentais e técnicas exigidas na profissão escolhida. Junto da carga teórica e prática, o estudante tem acesso a laboratórios funcionais e bem equipados.

O ensino híbrido incentiva os estudantes a se comportarem como agentes da própria educação, e não apenas receptores passivos de conteúdos fragmentados. Com isso, conseguem construir uma visão do todo adquirindo responsabilidades perante as escolhas que fazem.

Maior interação entre os colegas de sala

As aulas no modelo híbrido tendem a ser mais participativas, e não expositivas, como no modelo tradicional. Com isso, o relacionamento entre alunos e professores e entre os próprios colegas de turma se torna mais próximo, promovendo uma conexão maior.

O compartilhamento de informações para solução de problemas é algo muito natural e faz parte desse sistema. Esse caráter de parceria dá muito certo, porque contribui com o crescimento dos indivíduos.

No UniFOA

O Centro Universitário de Volta Redonda implementará o sistema híbrido a partir de agosto de 2020. Os novos estudantes que entrarem pelos processos seletivos de junho e julho já contarão com os benefícios desta nova forma de aprender.

Ciente das mudanças constantes no campo da educação, a instituição está sempre à frente para proporcionar as melhores e mais completas experiências aos alunos. O novo modelo de ensino vai ao encontro do desejo de formar profissionais que se destaquem no mercado de trabalho.

E mais

No UniFOA, os alunos já contam com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com conteúdos, atividades e interações com o professor, por meio de trilhas de aprendizagem e com o pacote Office365 gratuito, ferramenta de produtividade que reúne os melhores aplicativos do Office com serviços de nuvem avançados, gerenciamento de dispositivos e segurança avançada que inclui o Microsoft Teams, um dos softwares mais utilizados para aulas virtuais atualmente. Além de biblioteca física e virtual, lives periódicas no canal oficial do UniFOA no YouTube, acesso às redes sociais da instituição e atendimento personalizado via WhatsApp.

 


Tags:

Veja Também:

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar conteúdos e anúncios durante a navegação em nosso site. Ao navegar, você autoriza a FOA/UNIFOA a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa política de privacidade