III Semana Acadêmica de Ciências Contábeis

Semana teve três dias de imersão e atualização de conhecimentos

Publicado em 25/10/2019

Quem pensa que o contador tem apenas a função em ajudar a declarar imposto de renda está enganado. Essa é apenas uma das funções que ele pode exercer. A profissão teve algumas mudanças ao longo dos anos, e hoje esse profissional atua como consultor dentro das empresas, possibilitando uma visão detalhada das receitas e despesas. O contador/a é peça fundamental para manter os negócios saudáveis e legalizados.

E com o objetivo de atualizar os acadêmicos, o curso de Ciências Contábeis, realizou no campus João Pessoa Fagundes, a sua 3ª Semana Acadêmica, com três dias de imersão com palestras, minicursos e workshops.

“O curso de Ciências Contábeis é um curso profissionalizante, e podemos seguir para várias áreas, auditoria, pericia, analise. Então essa semana acadêmica dá condições e possibilita ao aluno acesso a novas informações, porque o mercado contábil é plural, está sempre mudando. Eu acredito que o conteúdo que preparamos, essa troca de experiências irá agregar muito ao nosso aluno”, falou a coordenadora do curso, Patrícia Nunes.

Quem também conversou com os alunos, foi a delegada do Conselho Regional de Contabilidade, CRC, Giselle Confort, que frisou que mais o órgão é mais que um fiscalizador, é um parceiro para os profissionais.

“Esse projeto de aproximar a academia e o conselho regional é extremamente importante, justamente para retirar esse estigma de que o conselho só pune. Na verdade, a gente orienta, ajuda, e os acadêmicos são os futuros profissionais de amanhã. Essa iniciativa de podermos vir aqui é muito boa”, comentou Giselle.

O Presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Volta Redonda, AESCON, Leandro Glória, falou sobre a legalização de empresas e quais os caminhos e cuidados que os futuros contadores devem ter na hora da criação de uma empresa ou uma sociedade unipessoal, por envolverem certas etapas e formalidades.

“É muito importante o futuro profissional já ter um primeiro contato com esse tema. As burocracias, o que pode e o que não pode, essa vivencia que ele terá de orientação do cliente na hora da abertura da empresa. E com as novas tecnologias, o processo está ficando menos burocrático e consequentemente mais ágil e o aluno estar atualizado é fundamental, porque é a soma da teoria com a prática”, disse Leandro.

Os alunos ainda tiveram a palestra do professor Elderson da Silva, mais conhecido como Samuca Silva que falou sobre o perfil do contador do século 21.

“É importante trazer profissionais que estão no mercado. Ter essa soma de teoria com a prática é muito importante na formação aluno, ainda mais sendo todos egressos da casa, isso mostra a força do curso. E quando falamos do profissional do século 21, é importante que ele esteja antenado com as mudanças que estão ocorrendo, principalmente no meio tecnológico. Cada vez mais empresas estão inserindo tecnologia nos seus departamentos, e se o profissional não ficar atento a isso, poderá perder grandes oportunidades”, comentou Samuca.