Gestão Estratégica na Prática: um laboratório para gestores

Eduardo Carreiro, professor do curso de Administração, colabora com a produção de livro

Publicado em 18/9/2019

O professor do curso de Administração, Eduardo Carreiro, participou do desenvolvimento do livro “Gestão Estratégica na Prática: um laboratório para gestores”, lançado no dia 21 de agosto, na Universidade Federal Fluminense, UFF. A obra envolveu a apresentação de ferramentas estratégicas para planejar, executar e controlar a estratégia ao longo do jogo de empresas, buscando como objetivo o entendimento do leitor a fim de possibilitar a utilização das ferramentas de estratégia na prática e no dia-a-dia.

“Faço parte do grupo de pesquisa LAGOS, Laboratório de Gestão Organizacional Simulada, há sete anos e em 2018 iniciamos o projeto do livro que tem como principal objetivo auxiliar professores que tenham interesse em aplicar os jogos de empresas em sala de aula, além de estudantes que participam da disciplina e de treinamentos” pontuou Eduardo.

Foi o primeiro livro que o professor participou da elaboração e, segundo ele, foi a realização de um sonho. “Acredito que todo professor deseja escrever um livro sobre a temática que acredita. Para mim, as metodologias que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem são imprescindíveis. Sendo assim, o foco do livro é apresentar e divulgar o uso dos jogos de empresas de maneira simplificada e apresentar as incertezas da tomada de decisão e a rotina de uma organização. O método permite que os alunos trabalhem em equipes e que gerenciem empresas com o intuito de gerar valor para suas organizações” concluiu Eduardo.