EducaSol


UniFOA é parceiro de projeto social

Publicado em 6/8/2018

No Brasil, a falta de recursos para investimento em educação tem afetado diretamente o acesso a materiais escolares, o que impacta no déficit e na evasão escolar infantil. Para suprir as necessidades básicas de materiais para alunos de famílias desfavorecidas, foi criado, em 2017 o projeto EducaSol, que recolhe materiais escolares usados para distribuição às crianças carentes.

O EducaSol é uma iniciativa social sem fins lucrativos e realiza a higienização dos objetos arrecadados, readequando-os para serem distribuídos e novamente utilizados. O UniFOA apoia essa causa e diversos alunos e professorem vêm atuando no projeto, como a Sala Verde Paraíba do Sul.

A sala participa das ações do projeto com oito alunos de diversos cursos que contribuem nas ações de coleta, segundo a coordenadora Ana Carolina Callegário, como mochilas, cadernos que ainda tenham folhas limpas, estojos. “Recolhemos esses objetos, fazemos uma reforma, caso seja necessário, e o EducaSol prepara os kits e entrega à população carente”, explicou.

Diversos projetos já são desenvolvidos pela Sala Verde Paraíba do Sul que beneficiam a população. “É uma maneira de fazermos com que nossos alunos sejam muito mais que bons profissionais, mas sejam boas pessoas e bons cidadãos que vão trabalhar em prol da sociedade comum”, acredita Ana Carolina. As alunas do quarto período de Engenharia Ambiental, Karine de Paula e Giovana Ribeiro, têm trabalhado no projeto pela Sala Verde.

“Me interessei ao ver que se tratava de um projeto socioambiental e educativo, além de ser com um público que ainda não havia trabalhado. Atualmente, venho ajudando na campanha da Faber Castell, arrecadando materiais escolares”, comentou Karine. “Aprendi que podemos deixar o mundo um pouco melhor do que encontramos através de boas ações para as outras pessoas, então, acho que consigo colocar isso em prática por meio de projetos voluntários. Além de praticar, também, toda a teoria sobre educação ambiental aprendida em sala de aula. É um projeto que perpassa a minha formação acadêmica chegando à formação pessoal”, completou Giovana.

Hoje o projeto busca mais parceiros e apoiadores para abrir novos pontos de coleta, manter a logística de recolhimento, manutenção, distribuição dos materiais e, assim, ajudar muito mais crianças. Para saber mais, conheca a página do projeto no Facebook: www.facebook.com.br/educasolbrasil 


Veja Também: