Educação Superior e Covid-19: Desafios e Possibilidades

Professora escreve capítulo de livro sobre o tema

Publicado em 7/12/2020

A professora do UniFOA, Ivanete de Oliveira, escreveu o capítulo de um livro para o Instituto Latino Americano de Planejamento Educacional (ILAPE). A obra intitulada como “Educação Superior e Covid-19: Desafios e Possibilidades” apresenta uma coletânea de relatos de experiências vivenciados durante a pandemia por professores, pesquisadores e interessados no movimento educacional superior.

Com 165 páginas e escrito por cerca de 40 autores que expõem as realidades enfrentadas durante a pandemia (expectativas, medidas para o enfrentamento da crise e até mesmo angústias do tempo). O lançamento do e-book foi no dia 25 de novembro, no canal do YouTube da ILAPE.

O capítulo escrito pela professora Ivanete, “Mentoria para a elaboração de adendos em documentos institucionais: evidências do período pandêmico”, nasceu a partir de um curso de atualização em que a escritora participou.

“A pandemia da Covid-19 foi o principal mediador que contribuiu para se pensar sobre possibilidades, limitações e desafios para se construir uma educação superior fortemente sintonizada com este tempo e projetada para além dele. Nessa perspectiva, pensamos sobre a necessidade de desenvolver um trabalho colaborativo e coletivo de forma planejada e comprometida com a valorização das pessoas que desenvolvem seus projetos de formação profissional e, sobretudo, de vida”, destacou a professora.

Para a Fundação Oswaldo Aranha e para o UniFOA, como também para toda comunidade educacional, esta obra provoca reflexões acerca do conjunto de ações que foram assumidas como práticas para superar as dificuldades vivenciadas neste período de pandemia.

“Desse modo, ao analisar a viabilidade e as implicações de tais ações, o profissional do ensino superior – gestor, docente e técnico-administrativo – aprimora sua competência estratégica no sentido de se posicionar de maneira decisória e resolutiva frente à necessária qualidade da educação superior ofertada.  Portanto, é trabalhado o desenvolvimento da capacidade de analisar uma determinada situação, identificar uma problemática, implementar ações de melhorias, utilizar novas metodologias e tecnologias, compreender a relevância de práticas que possam ser incorporadas como construtor para a qualidade da aprendizagem do educando e, consequentemente, para o aprimoramento do desenvolvimento institucional”, pontuou Ivanete.

Toda a arrecadação do e-book será revertida para o Centro de Referência em Reabilitação do Valparaiso, situado na área especial da Cidade Jardins, em Brasília. Para adquirir a obra, basta acessar o site da ILAPE.

Tags: