Alunos do UniFOA participam de campanha de vacinação contra a covid-19

Contribuindo com a sociedade, o UniFOA apoia o País na campanha de vacinação

Publicado em 10/6/2021

Na manhã dessa segunda-feira, 17, os alunos dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Nutrição participaram da Campanha de Vacinação contra a covid-19 no município de Volta Redonda.

Os acadêmicos estiveram em diversos pontos da cidade: Escola Municipal Graciema Coura, em Três Poços e no bairro Aterrado, próximo ao Cais (Pronto Atendimento). Os alunos atuaram no apoio à vacinação, organizando filas, obedecendo distanciamento social e incluindo dados em sistemas de informação em saúde. As professoras Maria de Fátima da Rocha, do curso de Enfermagem e Luzia Helena Gonçalves, do curso de Odontologia, auxiliaram os acadêmicos nas atividades.

Segundo o Coordenador do curso de Nutrição e Diretor de Relações Institucionais, Alden Neves, “além de apoiar a campanha de vacinação, vivenciando o SUS na prática, os alunos estão experimentando a atuação como profissionais de saúde. É consenso entre os acadêmicos que seriam voluntários quantas vezes fosse necessário. O sentimento entre ele é de gratidão em poder participar da ação”, destacou o professor.

No sexto período do curso de Nutrição, o aluno Lucas Morais revelou que o sentimento de participar da campanha é emocionante. “É uma sensação única participar de algo tão grande. É emocionante o olhar da população e gratificante o carinho recebido. A vacinação é algo marcante, pois cada vacina aplicada é uma vida salva e poder ajudar a sociedade é, com certeza, uma honra”, disse o aluno.

Lucas ainda acrescenta, “amar a saúde, amar ao próximo como a ti mesmo, cuidar e zelar pelo bem-estar da sociedade. Em minha profissão levarei meu conhecimento e meus materiais de trabalho mas, principalmente, meu amor pela profissão e pelas pessoas”, revelou Lucas.

Nathália Silva, do sexto período de Nutrição explicou que a ação colaborou a ainda mais com sua escolha profissional. “Quero ajudar mais. Tenho certeza que estou no caminho certo. A atividade mostrou na prática a atuação do SUS, preparando os alunos para serem mais humanizados, empáticos e atenciosos com a sociedade”, pontuou a aluna.

Vacinação dos Rodoviários

No dia 09 de junho, os alunos da área de saúde participaram da campanha de vacinação do município de Volta Redonda. Foram vacinados trabalhadores rodoviários. A categoria foi inclusa no grupo prioritário na campanha do Ministério de Saúde, de acordo com o Programa Nacional de Vacinação (PNI).

A aplicação da primeira dose da AstraZeneca (Oxford) aconteceu durante todo o dia, na sede das empresas de ônibus das viações Sul-Fluminense, Elite, Agulhas Negras, Cidade do Aço e Pinheiral.