14ª Congresso de Educação Física de Volta Redonda

Desafios para a Educação Física: Saúde, Esporte e Cultura/Lazer

Publicado em 30/8/2019

Um espaço com múltiplas funções onde transitam objetivos diversos da área de Educação Física. Esse é o principal objetivo do 14ª Congresso de Educação Física de Volta Redonda, que além do reencontro com egressos, também teve a apresentação de trabalhos científicos, passando por cursos de atualização das áreas de licenciatura e bacharelado, e proporcionar o intercâmbio com profissionais renomados na área.

“É muito difícil termos um congresso desse porte na nossa região, por isso nos empenhamos em fazer um grande evento para os nossos acadêmicos, alunos das coirmãs, egressos e profissionais, com palestras, cursos e mesas redondas para discutirmos temas relevantes da área, como a educação física escolar e a interprofissionalidade na saúde”, disse Silvio Vilela, coordenador do curso de Educação Física bacharelado, e coordenador geral do congresso.

O tema central do evento procura entender de que maneira os legisladores e governantes pretendem para a educação física nos três eixos: saúde, esporte e cultura/lazer.

“A nossa intenção é discutir o campo. E dar voz a quem define as ações da área através da criação e regulamentação das leis na esfera Federal, Estadual e Municipal. E deste modo levar os congressistas a vislumbrarem, não somente o presente, mas também o futuro da nossa profissão. Por isso trouxemos o ex-deputado Estadual Comte Bitencourt e o Vereador da cidade, Maurício Pessoa”, falou Silvio.

Os parlamentares falaram sobre o tema com os congressistas em um formato de talk show, apresentado pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Douglas Gonçalves.

“Eu acho extremamente admirável e fico honrado por estar aqui hoje podendo alinhar o poder público com a universidade. A política norteia nossa vida, e algumas pessoas não tem ciência do que fazemos, então, estar aqui podendo falar e ouvir é muito gratificante. É importante que todos saibam o que está acontecendo na Câmara, as leis e suas aplicabilidades. É preciso que os profissionais conheçam e saibam as iniciativas que estão sendo feitas em prol deles”, disse Maurício

O ex-deputado Estadual, Comte Bitencourt, que presidiu por três anos e meio na Assembleia Legislativa a frente parlamentar em defesa do profissional de Educação Física, relembrou a aproximação do legislativo através de um diálogo muito positivo para aprovações de leis e reivindicações dos profissionais.

“Setembro é o mês do reconhecimento da carreira, e aproveitar esse momento para debater o fortalecimento da profissão para esse mercado que é importante, afinal, trabalham a qualidade de vida, seja na saúde, com atividades físicas, quanto na educação. Apoiar é fundamental”, comentou Comte.