Coordenadora do UniFOA é empossada pelo Conselho Municipal do Idoso de Volta Redonda

conselho

Na tarde dessa segunda-feira (29), a coordenadora do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Karin Alves do Amaral Escobar tomou posse como membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Volta Redonda (CMDDPI). O evento foi realizado no Auditório da Prefeitura de Volta Redonda, no bairro Aterrado, dando continuidade à Política Nacional do Idoso, de acordo com a Lei Federal 8.842/94 e o Estatuto do Idoso – Lei Federal 10.741/03. O vice-prefeito de Volta Redonda, Sebastião Faria e o deputado estadual Munir Neto conduziram a posse a cerimônia de posse.

O UniFOA ocupa um assento no Conselho e, em conjunto com as demais instituições, tem a função de acompanhar as políticas de atenção à pessoa idosa buscando a sua efetivação e os atendimentos das demandas dessa população. Karin Escobar fala sobre a sua participação no Conselho:

“Vou trabalhar no sentido de promover uma educação intergeracional que valorize e respeite a diversidade, para que as diferenças – dentre as quais a diferença de idade -, não se torne desigualdade. A minha experiência acadêmica será importante para fazer uma leitura da realidade e do cenário em que se encontra as políticas públicas, buscando ampliar a rede de proteção para a pessoa que envelhece”, salientou.

A professora ressalta ainda que a tecnologia é fundamental na vida de todos hoje em dia, além de ser um instrumento de inclusão e de exclusão social da pessoa idosa:

“A universidade tem um papel educacional importante nesse processo, de pensar ferramentas de acessibilidade e inclusão. O Unifoa tem ampliado suas estratégias para contribuir com esse desenvolvimento, a exemplo da reativação da Universidade Aberta à Terceira Idade, que busca ofertar atividades voltadas para esse público, fomentando espaços de socialização, intergeracionalidade, conforme as diretrizes previstas no Estatuto da Pessoa Idosa, Política Nacional da Pessoa Idosa.”

O vice-prefeito Sebastião Faria disse aos presentes que o governo do prefeito Neto tem um olhar especial com a Melhor Idade:

“Temos trabalhado incansavelmente para dar dignidade, segurança e lazer para a terceira idade, ao longo desses anos. Quero parabenizar a todos os novos diretores, que estão dispostos a ajudar essa parcela da população através de projetos e sugestões para avançar cada vez mais com os cuidados aos idosos.”

Já o deputado Munir Neto, que é presidente da comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa (Alerj), declarou a importância do Conselho:

“Na Alerj venho mostrando o excelente trabalho que é desenvolvido na nossa cidade, para que seja ampliado a todo o estado do Rio de Janeiro e, com certeza, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa é fundamental para que os investimentos em projetos e programas para a pessoa idosa sejam vitoriosos”, afirmou.

A coordenadora Karin encerra a participação na cerimônia de posse explicando que “o assento do UniFoa no Conselho da Pessoa Idosa materializa a função social da universidade de se aproximar das necessidades da comunidade, contribuindo para que os conhecimentos acadêmicos produzidos possam retornar para a sociedade e promover a transformação social tão necessária.”

 

Saiba mais sobre o Conselho da Pessoa Idosa:

O CMDDPI, regulamentado pela Lei Municipal nº 5.855/2021, é vinculado à Secretaria Municipal de Ação Comunitária. O órgão colegiado tem caráter consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador, e é responsável pelo estabelecimento das diretrizes e metas da Política Municipal do Idoso. Também pela supervisão, acompanhamento, fiscalização e avaliação da política e das ações pela melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas de Volta Redonda.

O conselho é um órgão colegiado composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes. Do total, são 8 titulares e 8 suplentes representantes do Poder Público Municipal, sendo um representante do Gabinete do Prefeito; e um de cada uma das seguintes secretarias: Ação Comunitária (SMAC); Cultura (SMC); Esporte e Lazer (SMEL); Saúde (SMS); Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH); Transporte e Mobilidade Urbana (STMU); além de um representante da Fundação Educacional de Volta Redonda (FEVRE).

Os outros titulares e suplentes são do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do Sul Fluminense (SIND-MET); Sindicado Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (SINDNAPI); Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda (APADEFI); Lar dos Velhinhos de Volta Redonda (LVVR); Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP/VR); Federação das Associações de Moradores de Volta Redonda (FAM/VR); Legião da Boa Vontade (LBV), Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).

Fotos: Hércules Marques e Cris Oliveira-Secom PMVR

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas