UniFOA recebe primeiro treinamento do Samuzinho

Samuzinho

De acordo com a literatura médica, no Brasil, estima-se que ocorram mais de 200 mil paradas cardiorrespiratórias (PCR) anualmente, sendo que a maioria desses casos ocorre fora do ambiente hospitalar, com baixas taxas de sobrevivência. Aproximadamente 70% dos PCRs acontecem em casa, muitas vezes na presença de familiares e a intervenção imediata por pessoas próximas é crucial para aumentar as chances de sobrevivência. Pensando nisso, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) recebeu, na última segunda-feira (10), o Projeto Samuzinho, que visa capacitar leigos em noções básicas de primeiros socorros, preparando-os para agir corretamente em emergências. 

Essa foi a primeira vez que o Samuzinho esteve no UniFOA, e a intenção é que a atividade se torne semestral, ampliando o alcance do conhecimento e promovendo uma cultura de prevenção. Ao todo, 137 alunos dos cursos Publicidade e Propaganda, Design, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Medicina, Ciências Biológicas do UniFOA, incluindo estudantes do Técnico em Enfermagem da EtecFOA, participaram do treinamento e receberam certificados. 

O Projeto Samuzinho foi criado pelo SAMU 192 do Distrito Federal em 2007 e é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa). O objetivo é ensinar como agir em situações de emergência até a chegada do socorro especializado, além de conscientizar sobre o uso correto do número 192, reduzindo os trotes que dificultam o atendimento real. Embora o foco inicial seja em crianças e adolescentes, o projeto também abrange outros públicos, oferecendo informações para diferentes segmentos da população. 

Segundo Letícia Damião, instrutora do Samu, o treinamento não transforma os participantes em profissionais de saúde, mas os capacita a agir de forma adequada em emergências: “Os participantes adquirem conhecimentos básicos de primeiros socorros, como técnicas de massagem cardíaca, manobra de desengasgo e identificação de sinais de acidente vascular cerebral (AVC). Mesmo não se tornando profissionais de saúde, esses conhecimentos são fundamentais para agir de forma correta até a chegada do atendimento.” 

A iniciativa de trazer o Samuzinho ao UniFOA partiu da professora Márcia Bastos, da EtecFOA, que conheceu o projeto e buscou viabilizar a atividade na instituição. Para ela, o treinamento vai além da teoria em sala de aula: “Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre primeiros socorros e atendimento emergencial de forma dinâmica, fortalecendo tanto o conhecimento técnico quanto a conscientização sobre a importância de uma atuação rápida e correta em emergências.” 

O treinamento impactou significativamente a vida dos alunos. Jenniffer Silva, do curso Técnico de Enfermagem, expressou sua satisfação: “Sempre é mágico participar desses treinamentos. Pude ter a certeza de que essa é realmente a área de atuação que eu almejo no futuro, para conseguir colocar em prática meu desejo de ajudar a salvar vidas!”. 

Pablo Abreu, também aluno do Técnico de Enfermagem, destacou o valor da experiência: “Achei o treinamento muito construtivo e adquiri muitas informações que eu não sabia. Foi importante para conhecer melhor as práticas de primeiros socorros e me motivou a trabalhar nessa área.” 

Para Letícia, instrutora do Samu, fazer parte do projeto é enriquecedor: “A oportunidade de compartilhar conhecimentos essenciais com a comunidade e observar o interesse do público é extremamente gratificante. O foco principal é promover uma cultura de prevenção e cuidado.” 

O Projeto Samuzinho não só capacita a comunidade em noções vitais de primeiros socorros, mas também fortalece o vínculo entre o serviço de emergência e a população. Ao tornar a ação semestral, o UniFOA reforça seu compromisso com a educação prática e a responsabilidade social, preparando seus alunos para situações de emergência e contribuindo para a preservação de vidas. 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas