Estudantes do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus de Pinheiral, participaram nessa quarta-feira (3), de aulas práticas no Laboratório de Anatomia e no Núcleo de Atividade Virtual de Ensino (Nave) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), localizados no campus Olezio Galotti, em Três Poços. A visita acadêmica foi solicitada por professoras do IFRJ, através da Supervisão de Eventos, para atividade extracurricular.
Durante a visita, os 20 alunos do 3º e 4º períodos, e três professoras do IFRJ tiveram a oportunidade de conhecer de perto toda a infraestrutura da instituição, em especial os dois laboratórios de anatomia humana, como forma de complementar o conhecimento adquirido na graduação. A farmacêutica e professora da disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana, Camila Siqueira, falou sobre a experiência:
“Nesta aula prática, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o corpo humano, uma vez que não temos um anatômico em nosso campus de Pinheiral, e o UniFOA sempre nos recebeu muito bem, tanto que este é o terceiro ano consecutivo que fazemos esta visita e os alunos gostam bastante, pois faz a diferença. Conhecer a infraestrutura do UniFOA é muito importante, uma vez que aqui tem várias oportunidades para eles, como os diversos cursos de pós-graduação”, explicou, acrescentando que eles esperavam ansiosos por este dia.
Para a promotora da Supervisão de Eventos, Lara Prado, a atividade foi solicitada através de um programa de visitas da instituição, que pode ser acessado através do site, onde poderá optar por uma visita guiada e/ou aula prática.
“Essas visitas são importantes não apenas para a Supervisão de Eventos, mas para o UniFOA de forma geral, pois sabemos a diferença que esses estudantes terão após essas aulas, como parte do preparo para o mercado de trabalho, que a cada dia requer um profissional mais qualificado. Os nossos professores são preparados para dotar os acadêmicos com conhecimento de excelência e a nossa infraestrutura é inovadora, moderna e tecnológica”.
O uso da tecnologia nas aulas de anatomia e fisiologia
A aula prática no Nave foi a mais aguardada pelos estudantes, que tiveram contado direto com a realidade virtual a favor da aprendizagem. É o caso de Sara de Souza Oliveira, 22 anos, uma das alunas do IFRJ presentes:
“Essa experiência é diferente de tudo que já vi, pois ajuda a visualizar de maneira fácil o corpo humano e entender como ele funciona. Fez toda a diferença! Com as ferramentas oferecidas, conseguimos aproximar as imagens e enxergar por dentro e por fora do órgão, como por exemplo a maneira como o sangue passa no coração, de forma bem clara, sem gerar dúvidas. Valeu muito à pena vir aqui e quando estiver lecionando vou batalhar para trazer minhas turmas para o UniFOA. É muito interativo, não só para quem é da graduação, mas para os níveis técnico e até o Fundamental, pelo fácil acesso”, afirmou, entusiasmada.
E é com a mesma animação que a professora Helaine Mendonça, uma das que acompanharam os alunos, falou da experiência:
“É a primeira vez que venho ao Nave e a realidade virtual já é uma experiência magnífica para trabalhar e facilita bastante para o estudo e a compreensão dos órgãos. São duas formas de aprendizado distintas, mas o Laboratório de Anatomia complementa o que vemos no Nave. No curso de licenciatura não existe a obrigatoriedade de aulas em salas específicas de anatomia humana, pois eles vão trabalhar mais com a parte teórica, como o nome dos órgãos e funcionamento. Então, este contato é fundamental para uma melhor compreensão. É um “a mais” que a disciplina oferece aos alunos do IFRJ”, salientou.
No Laboratório de Anatomia, os acadêmicos tiveram aula com o professor do curso de Medicina, Marcos Cunha, que falou sobre o corpo humano e suas funções, usando peças de corpos verdadeiras para enriquecer suas explicações.
Para o aluno Gabriel Lisboa, de 19 anos, o aprendizado foi excelente e complementou tudo aquilo que já havia estudado teoricamente:
“É a primeira vez que compareci a um laboratório de anatomia humana e achei bem interessante, pois a prática nos faz entender melhor, porque poder visualizar as partes do corpo humano torna muito mais fácil de compreender o que aprendemos na teoria. A visita foi educativa e fez muita diferença para o meu conhecimento”, garantiu.
Quem estiver interessado em conhecer o Campus Olezio Galotti, no bairro Três Poços, para uma visita guiada, basta clicar no link https://www.unifoa.edu.br/unifoa-experience/ e marcar a melhor data.