O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), receberá no campus Olezio Galotti, em Três Poços nos dias 7, 8 e 14 deste mês, profissionais da área da saúde para uma capacitação de três dias com profissionais da Unevital com quem a instituição fechou parceria recentemente.
Nessa primeira fase da parceria, a capacitação será voltada a profissionais de saúde (equipe médica e de enfermagem) do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba. Trata-se de um treinamento em Trombólise Pré-Hospitalar do Infarto Agudo do Miocárdio, para as equipes do SAMU, realizado através de simulação clínica imersiva e discussão de casos clínicos.
Para o diretor da Unevital, Doutor Roberto de Moraes, é importante que profissionais da área da saúde busquem por atualizações e capacitações periodicamente. Segundo ele, o atendimento de pacientes graves, com risco iminente de morte, o pleno sucesso no resultado depende, em grande parte, da atuação de uma equipe qualificada e capaz de enfrentar essas situações no dia a dia.
“As nossas capacitações são baseadas em metodologias inovadoras, eficazes e perfeitamente alinhadas às expectativas e necessidades dos profissionais da saúde e seus pacientes. O nosso DNA é formar profissionais competentes. Dentro do universo de atuação da Unevital, salvar vidas é o nosso maior objetivo”, afirmou Dr Roberto.
A preocupação e o compromisso da FOA com a qualidade dos serviços em saúde prestados à população, somados ao pioneirismo e visão apurada na busca pela excelência na capacitação em todas as esferas da saúde, foram destacadas pelo Dr Roberto.
“Vejo como um modelo de sucesso no campo da capacitação, com benefícios inquestionáveis a todas as partes envolvidas no processo: médicos, enfermeiros, instrutores, docentes, gestores e, principalmente, os pacientes”, disse.
O coordenador adjunto do curso de Medicina do UniFOA, Luiz Antonio Neves, reforçou o papel da instituição como referência em educação e inovação:
“O UniFOA tem no seu DNA a educação continuada, dispondo de recursos pedagógicos e materiais que possibilitam a capacitação profissional. Essa parceria é uma oportunidade de unir forças com o setor público e privado, promovendo atualizações constantes que são essenciais no cenário de evolução tecnológica e novas demandas, como a inteligência artificial.”
Luiz Antonio ressaltou ainda que o treinamento não só beneficia os profissionais da área da saúde, mas também fortalece o papel do UniFOA como uma instituição que lidera movimentos transformadores no campo da formação profissional.
A capacitação em saúde promovida pelo UniFOA reafirma o compromisso da Fundação Oswaldo Aranha e Unevital com a formação de profissionais capacitados e alinhados às demandas do mercado, garantindo o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade e contribuindo para a excelência da saúde no Médio Paraíba.