O curso de Enfermagem do UniFOA novamente se destacou, agora, sendo a única faculdade particular a participar do 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem e o 6º Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem Gerontologia, realizados nos 12 a 15 de novembro, na UERJ Maracanã, Rio de Janeiro.
A coordenadora do curso de Enfermagem, doutora Lucrécia Helena Loureiro, foi convidada a integrar o corpo de avaliadores presencial de diversos trabalhos premiados. “Eu avaliei mais de 50 trabalhos, foi uma participação muito enriquecedora pra nossa Instituição”, comemorou. Lucrécia somou a participação do UniFOA à sua vasta carreira acadêmica, de grande competência ao seu profissionalismo. “Conseguimos um acesso muito importante, levamos professores de Graduação e do Mestrado, assim como tivemos alunos participando também.”
Os estudantes Fellipe Portugal e Luciana de Almeida Rondeli Souza, ambos do 4º período de Enfermagem consolidaram a ida como monitores no congresso, marcando presença em todos os dias de evento. “Pudemos auxiliar nas palestras e ter contato direto com os palestrantes. Conheci muitos profissionais, aprendi muito”, confirmou a aluna. Também fizeram parte do grupo que esteve no Congresso os professores Carlos Marcelo Balbino, docente do Mestrado e Enfermagem e o professor Douglas Markonne, de Enfermagem. Os alunos do Mestrado Profissional Carolina Baptista e Davi de Oliveira completaram o grupo que apresentou cinco trabalhos no evento.
Segundo Fellipe, voltou com ótimas vivências. “Conheci muitas pessoas que possuem grande importância para a enfermagem brasileira e com isso aumentei meu repertório e network”, que teve contato com várias presidentes das seções estaduais da ABEn e também de representação nacional. “Aprendi muito sobre gestão e liderança enquanto eu estava escalado como monitor da comissão científica”. Nos cursos e nas reuniões temáticas, além de desempenhar a função de monitor, absorveu questões atuais sobre os desafios da enfermagem. “Fiquei muito feliz por ter encontrado professores meus lá, como a Lucrecia, Carlos Marcelo e Renata Martins. Foi uma grande oportunidade como acadêmico e futuro profissional”.
Para o professor Carlos Marcelo Balbino, a ida ao congresso nos traz atualidades sobre a nossa profissão e novos conhecimentos. “Tivemos várias contribuições, ditas por outros professores nos temas abordados dentro do evento. Como, por exemplo, uma professora do Rio Grande do Sul que sugeriu o desenvolvimento de um produto encima de um trabalhado apresentado pelo nosso aluno Davi. É fantástico participar de um evento desse porte”.
Após a participação no evento, Lucréia retorna com uma grande parceria com a professora norte americana Karen Lucas Breda, da University of Hartford, que se colocou à disposição para bancas de Mestrado do UniFOA. “Uma grande conquista, haja vista que estamos falando de professores internacionais em nosso meio acadêmico”.