O Youth20 (Y20) é um dos grupos oficiais mais antigos e ativos de engajamento das juventudes no G20 que, pela primeira vez na história, será liderado pelo Brasil em 2024. Volta Redonda foi uma das cidades selecionadas para o Y20, realizado no final do mês de junho, tendo cinco oficinas temáticas organizadas na cidade, incluindo uma no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), que se destacou tendo participação efetiva na condução dos debates nas oficinas, sendo representado pela pró-reitora de extensão, Ana Carolina Callegario, e o professor da Escola de Gestão e Negócios, Rafael Lima.
A participação da instituição é resultado da parceria entre a Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e a Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda, que tem sido frutífera e resultado em projetos de grande impacto para a juventude local. Larissa Garcez, coordenadora da Coordenadoria da Juventude do município, elogiou a colaboração com o UniFOA e Eduardo Prado, presidente da FOA:
“A FOA é uma das maiores parceiras e incentivadoras dos nossos projetos. Recentemente, realizamos a Segunda Edição da Semana Juventude Empreendedora, atendendo mais de 3.000 jovens com o apoio da instituição. Agradeço a parceria com o UniFOA e ao amigo Eduardo Prado, que tem feito um trabalho impecável”, afirmou Larissa.
Os temas que foram debatidos durante o Y20 são os mesmos em discussão pelos líderes do G20: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade; e inovação e o futuro do trabalho:
“Ter a oportunidade de participar de um evento tão importante em nível mundial, é muito gratificante. Fazer com que a voz da nossa juventude seja ouvida por lideranças mundiais, além de servir de incentivo para toda a comunidade acadêmica, confirma o nível de responsabilidade do UniFOA na formação profissional e pessoal dos seus estudantes”, declarou Ana Carolina, muito feliz pelo envolvimento do UniFOA nessa união de responsabilidade e compromisso com a comunidade acadêmica.
Em preparação para o evento, alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Nutrição do UniFOA realizaram uma visita à sede do G20 no Rio de Janeiro. Durante a ocasião, eles tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do local e entender melhor a logística e organização dos eventos internacionais. Essa experiência proporcionou aos estudantes uma visão prática e aprofundada do funcionamento do G20, enriquecendo seu conhecimento e engajamento com as temáticas globais discutidas.
Para o UniFOA, participar ativamente do Y20 foi uma oportunidade única de destacar as políticas de juventude que precisam ser praticadas para permitir que os estudantes e a comunidade participem ativamente das discussões globais. No final dos encontros sobre os temas abordados pelo Y20, foi elaborado um novo documento que foi encaminhado a cúpula do G20, com uma nova proposta para melhorias a serem colocadas em ação, que foram observadas nas discussões ao longo do evento:
“O UniFOA teve uma participação muito efetiva na condução dos debates, durante as oficinas. Salienta-se ainda que, no evento tivemos a participação de representantes das esferas, municipal, estadual e federal, evidenciando seu impacto. Estou convicto que os docentes e discentes do UniFOA participaram efetivamente para a elaboração do documento e construção de um futuro mais justo e promissor”, explicou o professor Marcelo Mendes, da Pró-reitoria de extensão da instituição.
O G20 será realizado pela primeira vez no Brasil em novembro, com uma série de eventos precedentes, incluindo o Y20, que foi um marco para a cidade e o Centro Universitário de Volta Redonda, oferecendo uma plataforma para discussões essenciais e contribuindo para a formação de políticas que beneficiarão não apenas a juventude local, mas também a comunidade global:
“A participação da sociedade é fundamental para debates desta natureza, seja pelas propostas, mas também para a conscientização dos desafios contemporâneos. Em especial sobre o tema inovação e o futuro do mundo do trabalho, as tratativas foram diferenciadas e representaram muito bem o engajamento dos jovens em temas de interesse do nosso país. Representar o UniFOA no Y20 foi um presente, tanto pela oportunidade de estimular os diálogos, mas também de aprender com os jovens”, contou Rafael, satisfeito com os impactos do evento e a participação do UniFOA.