A educação inclusiva promove a diversidade, combate a exclusão e contribui para uma sociedade caracterizada pela equidade, onde cada indivíduo pode atingir seu pleno potencial. Além disso, políticas inclusivas fortalecem o sistema educacional, preparando-o para lidar com diferentes desafios e necessidades, promovendo uma cultura de respeito e empatia desde a ensino básico.
Em busca de fomentar essa perspectiva, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) recebeu, ao longo da manhã desta sexta-feira (13), o 1º Encontro de Educação Inclusiva de Escolas Públicas do Sul do Estado do Rio de Janeiro, um marco para a comunidade acadêmica da região.
Com a temática “Por Uma Educação Inclusiva”, o evento foi fruto da parceria entre UniFOA, Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Agência de Desenvolvimento Regional Sul Fluminense (ADR) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sendo organizado para debater a promoção de práticas e estratégias voltadas para a inclusão de estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação desde a educação básica. O evento, realizado no Auditório William Monachesi, reuniu mais de 350 pessoas, gestores e especialistas do âmbito educacional de todos os municípios da região Sul Fluminense, motivados por expandir os cenários da educação infantil, ensino fundamental e médio.
A presença e participação ativa de diversos educadores no evento simboliza a grandeza do encontro, elaborado a fim de impulsionar o desenvolvimento e aprimoramento de práticas pedagógicas inovadoras para potencializar a aprendizagem desse grupo de alunos, sobretudo por meio estratégias de avaliação multidisciplinar e atividades inclusivas que atendam à diversidade dos estudantes:
“O mais importante desse encontro aqui hoje é que não estamos reunidos apenas para uma palestra ou um debate entre educadores e gestores. Esse encontro marca uma participação ativa de todos esses profissionais para potencializarmos, todos juntos, novas diretrizes que irão conduzir todos os municípios do Sul do Estado para o campo da educação inclusiva”, enfatizou a Professora Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA, ao destacar os impactos transformadores do 1º Encontro de Educação Inclusiva.
Para deixar o debate ainda mais rico e produtivo, alguns dos educadores presentes também destacaram os impactos da formação continuada de docentes, um dos principais caminhos para maximizar os resultados da educação inclusiva. O intuito era de compreender como o estudo contínuo e aprofundado pode influenciar em melhorias para um ensino mais acolhedor e integrado, atuando diretamente na transformação social de grupos de estudantes que se deparam com barreiras exclusivas no processo de ensino e inserção na sociedade:
“A importância desse evento está justamente em encontrar as melhores soluções, estratégias e iniciativas que rompam os obstáculos que possam interferir na condução íntegra de uma educação inclusiva na nossa região. O que eu selo e todos aqui desejávamos é que fossem apresentados esses caminhos para melhorias no processo de inclusão da educação básica em instituições públicas e privadas”, pontuou Osvaldir Denadai, secretário de Educação de Volta Redonda, impressionado com os resultados do encontro.
Com objetivo de evidenciar ações que podem romper as fronteiras até a educação inclusiva, alguns dos representantes das escolas públicas do Sul Fluminense exemplificaram ações que fortalecem a inclusão dentro da comunidade acadêmica, seja no âmbito escolar ou universitário. A partir disso, eles avaliaram o potencial de impacto que cada atitude e atividade inclusiva teria na comunidade escolar e na sociedade em geral, considerando aspectos como melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, promoção da igualdade de oportunidades, fortalecimento da cultura inclusiva nas escolas e engajamento da comunidade:
“O encontro foi excepcional, pois é um ganho imensurável poder compartilhar experiências e conhecimentos que levem à inclusão dentro do processo de aprendizado, desde a educação básica. Dentro dos nossos princípios, a educação inclusiva é uma das nossas prioridades no cenário acadêmico, por isso a nossa parceria com o UniFOA e FOA é fundamental, pois a partir dessa união, conseguimos fortalecer o eixo de ensino na nossa região. Tenho certeza que esse encontro gerou e ainda irá proporcionar ganhos incalculáveis para o sul fluminense”, afirmou Péricles Aguiar, presidente da ADR, valorizando a parceria frutífera com o Centro Universitário de Volta Redonda e Fundação Oswaldo Aranha.
O 1º Encontro de Educação Inclusiva reforça o compromisso do UniFOA em promover iniciativas que solidifiquem o processo da educação básica por meio do acolhimento integral de cada estudante, superando barreiras do preconceito e exclusão. A própria instituição promove programas e projetos que facilitem a concretização desse propósito, como o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP) que, por meio do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Núcleo de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (NAIP), disponibiliza atendimentos pedagógicos, psicopedagógicos e psicológicos a todos os estudantes, além de promover a acessibilidade, por meio da eliminação de barreiras, com vistas à inclusão:
“Na minha perspectiva como professora, a educação inclusiva é uma temática que demanda bastante envolvimento e dedicação dos profissionais de educação. É um momento ímpar para a nossa região, pois conseguimos encontrar novos caminhos para que o ensino fluminense avance cada vez mais”, explicou Maria das Graças, professora responsável pelo CAIP do UniFOA, engradecendo ainda mais o encontro.