UniFOA recebe 1º Encontro de Educação Inclusiva do Sul Fluminense

A educação inclusiva promove a diversidade, combate a exclusão e contribui para uma sociedade caracterizada pela equidade, onde cada indivíduo pode atingir seu pleno potencial. Além disso, políticas inclusivas fortalecem o sistema educacional, preparando-o para lidar com diferentes desafios e necessidades, promovendo uma cultura de respeito e empatia desde a ensino básico.

Em busca de fomentar essa perspectiva, o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) recebeu, ao longo da manhã desta sexta-feira (13), o 1º Encontro de Educação Inclusiva de Escolas Públicas do Sul do Estado do Rio de Janeiro, um marco para a comunidade acadêmica da região.

Com a temática “Por Uma Educação Inclusiva”, o evento foi fruto da parceria entre UniFOA, Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Agência de Desenvolvimento Regional Sul Fluminense (ADR) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sendo organizado para debater a promoção de práticas e estratégias voltadas para a inclusão de estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação desde a educação básica. O evento, realizado no Auditório William Monachesi, reuniu mais de 350 pessoas, gestores e especialistas do âmbito educacional de todos os municípios da região Sul Fluminense, motivados por expandir os cenários da educação infantil, ensino fundamental e médio.

A presença e participação ativa de diversos educadores no evento simboliza a grandeza do encontro, elaborado a fim de impulsionar o desenvolvimento e aprimoramento de práticas pedagógicas inovadoras para potencializar a aprendizagem desse grupo de alunos, sobretudo por meio estratégias de avaliação multidisciplinar e atividades inclusivas que atendam à diversidade dos estudantes:

“O mais importante desse encontro aqui hoje é que não estamos reunidos apenas para uma palestra ou um debate entre educadores e gestores. Esse encontro marca uma participação ativa de todos esses profissionais para potencializarmos, todos juntos, novas diretrizes que irão conduzir todos os municípios do Sul do Estado para o campo da educação inclusiva”, enfatizou a Professora Ivanete Oliveira, reitora do UniFOA, ao destacar os impactos transformadores do 1º Encontro de Educação Inclusiva.

Para deixar o debate ainda mais rico e produtivo, alguns dos educadores presentes também destacaram os impactos da formação continuada de docentes, um dos principais caminhos para maximizar os resultados da educação inclusiva. O intuito era de compreender como o estudo contínuo e aprofundado pode influenciar em melhorias para um ensino mais acolhedor e integrado, atuando diretamente na transformação social de grupos de estudantes que se deparam com barreiras exclusivas no processo de ensino e inserção na sociedade:

“A importância desse evento está justamente em encontrar as melhores soluções, estratégias e iniciativas que rompam os obstáculos que possam interferir na condução íntegra de uma educação inclusiva na nossa região. O que eu selo e todos aqui desejávamos é que fossem apresentados esses caminhos para melhorias no processo de inclusão da educação básica em instituições públicas e privadas”, pontuou Osvaldir Denadai, secretário de Educação de Volta Redonda, impressionado com os resultados do encontro.

Com objetivo de evidenciar ações que podem romper as fronteiras até a educação inclusiva, alguns dos representantes das escolas públicas do Sul Fluminense exemplificaram ações que fortalecem a inclusão dentro da comunidade acadêmica, seja no âmbito escolar ou universitário. A partir disso, eles avaliaram o potencial de impacto que cada atitude e atividade inclusiva teria na comunidade escolar e na sociedade em geral, considerando aspectos como melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, promoção da igualdade de oportunidades, fortalecimento da cultura inclusiva nas escolas e engajamento da comunidade:

“O encontro foi excepcional, pois é um ganho imensurável poder compartilhar experiências e conhecimentos que levem à inclusão dentro do processo de aprendizado, desde a educação básica. Dentro dos nossos princípios, a educação inclusiva é uma das nossas prioridades no cenário acadêmico, por isso a nossa parceria com o UniFOA e FOA é fundamental, pois a partir dessa união, conseguimos fortalecer o eixo de ensino na nossa região. Tenho certeza que esse encontro gerou e ainda irá proporcionar ganhos incalculáveis para o sul fluminense”, afirmou Péricles Aguiar, presidente da ADR, valorizando a parceria frutífera com o Centro Universitário de Volta Redonda e Fundação Oswaldo Aranha.

O 1º Encontro de Educação Inclusiva reforça o compromisso do UniFOA em promover iniciativas que solidifiquem o processo da educação básica por meio do acolhimento integral de cada estudante, superando barreiras do preconceito e exclusão. A própria instituição promove programas e projetos que facilitem a concretização desse propósito, como o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP) que, por meio do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Núcleo de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (NAIP), disponibiliza atendimentos pedagógicos, psicopedagógicos e psicológicos a todos os estudantes, além de promover a acessibilidade, por meio da eliminação de barreiras, com vistas à inclusão:

“Na minha perspectiva como professora, a educação inclusiva é uma temática que demanda bastante envolvimento e dedicação dos profissionais de educação. É um momento ímpar para a nossa região, pois conseguimos encontrar novos caminhos para que o ensino fluminense avance cada vez mais”, explicou Maria das Graças, professora responsável pelo CAIP do UniFOA, engradecendo ainda mais o encontro.

 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas