Aula Magna do curso de Design tem palestra com egresso do UniFOA

design

Alunos, funcionários e professores participaram da Aula Magna do curso de Design, no último dia 29, realizada no campus Olezio Galotti do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), que contou com a palestra do egresso Lucas de Britto, que generosamente compartilhou os conhecimentos adquiridos em sua carreira de sucesso – entre agências de publicidade, empresas, shows, eventos internacionais -, e atualmente desenvolve suas habilidades como design de marca do banco Itaú.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Design, Aline Botelho, a Aula Magna é idealizada todo primeiro semestre da graduação, sempre explorando temas de grande relevância para os estudantes, trazendo um conhecimento a mais aos futuros profissionais. Antes da aula magna, Lucas de Britto participou de um podcast sobre a carreira de design e foi entrevistado nos Estúdios FOA.

“Este ano, o nosso palestrante é egresso do curso, que já veio outras vezes colaborar com a sua experiência de sucesso, mas desta vez mostrou que o design tem várias oportunidades para ingressão no mercado de trabalho. Geralmente, os alunos iniciam o curso pensando no gráfico, no digital e nos produtos e só descobrem que possuem uma gama de oportunidades quando chegam ao mercado”, explicou.

Formado em 2015, Lucas de Britto explicou que o Design é uma disciplina bastante nova no Brasil e, por isso, muitos têm uma visão limitada do que um profissional pode fazer e atuar. Ele mostrou as possibilidades de carreira com três cenários: em agência; no mundo corporativo e em setores de marketing.

Leia também:  UniFOA participa de evento educacional em Porto Real

“A ideia foi ampliar o repertório desses alunos e apresentar onde podem atuar no mercado de trabalho. Não é porque sou um designer que vou trabalhar apenas em agências de publicidade. A graduação do UniFOA me proporcionou muita bagagem para iniciar no mercado, pois já na primeira semana de faculdade tive uma aula no Estúdio de Design que abriu minha cabeça. E quero passar isso para os alunos sobre os desafios da carreira”.

Como crescer na carreira de Design

Para explicar os passos necessários para alcançar o sucesso na carreira, Lucas de Britto contou que iniciou em uma agência, mas em seguida foi trabalhar em setor de marketing de empresas, passando por vários setores até chegar em uma área de marketing diferente, atuando hoje como design de apenas uma marca.

“Minha atuação é cuidar da parte visual, de branding (que trata das estratégias de gestão de uma marca para torna-la mais conhecida, agregando valor e fazendo com que seja cada vez mais desejada) e quando estava na graduação nem imaginava que essa possibilidade existia. Trabalho com uma marca, mas tenho um mundo para explorar, apesar de não parecer”, salientou.

Traçando um paralelo com a sua carreira, a ideia foi mostrar como o profissional pode crescer nesse meio, pois as possibilidades são muitas, como por exemplo o design que é freelancer e não está ligado a nenhuma empresa e tem uma gama de clientes.