O mercado de trabalho para os jovens está cada vez mais disputado. Pensando nisso, O UniFOA e a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC) de Volta Redonda celebraram um acordo de cooperação para auxiliar jovens na procura por vagas de emprego.
O Secretário Municipal da SMAC, Munir Neto e a Diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Rosane Marques de Carvalho estiveram reunidos com a Superintendente Executiva e representante da FOA, Josiane Sampaio, na última semana. Também compareceram o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do UniFOA, professor Bruno Gambarato e a Coordenadora do Programa de Pós-graduação do UniFOA, professora Daniele Archanjo.
A parceria tem por objetivo promover oficinas de desenvolvimento pessoal e profissional aos moradores de Volta Redonda acima de 18 anos, que buscam a inserção no mercado de trabalho. Entre os planos do projeto estão instruções para elaboração de currículos; simulações de entrevistas de emprego e dicas de postura profissional nas redes sociais.
Professores do UniFOA atuarão no projeto para a elaboração de currículos e orientações para entrevistas, que será realizado em unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) definidos pela SMAC, entre os dias 22 e 26 de novembro. Na sequência, do dia 29 de novembro a 3 de dezembro, o evento seguirá no Campus José Vinciprova do UniFOA, na Vila Santa Cecília, onde as pessoas serão orientadas para a criação de um perfil na rede social LinkedIn e para a elaboração de um plano de ação, visando a reinserção no mercado de trabalho.
“Um plano como este tem uma importância enorme, porque além de estimular as pessoas e desenvolvê-las profissionalmente, temos a possibilidade de prepará-las para a inserção no mercado de trabalho, contribuindo com o aumento da empregabilidade na cidade”, relatou a professora Daniele Archanjo.
Por Yngrid Marcate – Estagiária da Comunicação