Muitos vestibulares de universidades particulares são constituídos por uma redação. Nas instituições públicas, a produção de um texto é uma das etapas de seleção, assim como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e é uma das que mais têm peso para a nota final do candidato.
Por isso, é muito importante se preparar para ter um bom desempenho nessa tarefa, sendo que fazer um texto com coesão é um dos aspectos decisivos para isso. Afinal, essa é a característica que proporciona organização das ideias e fluidez na leitura.
Quer entender melhor o que é a coesão textual e como garanti-la? Então, continue a leitura deste post!
A redação do Enem e dos vestibulares
Como você deve saber, uma das etapas do Enem é a redação. A produção escrita é cobrada no mesmo dia das provas de Linguagens e Ciências Humanas e tem um grande peso na média do candidato. Afinal, ela sozinha representa 20% da nota final.
No Enem, a redação cobrada é uma dissertação argumentativa. A partir de uma frase-tema e de uma coletânea de textos de apoio, o candidato deve escrever 30 linhas e apresentar um posicionamento crítico a respeito do assunto.
São cinco competências avaliadas para a composição da nota da redação:
- Domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa
- Compreensão do tema proposto
- Organização de argumentos em defesa de um ponto de vista
- Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação
- Elaboração de uma proposta de intervenção sobre o tema
A coesão textual tem tudo a ver com as competências 3 e 4, pois são justamente os elementos que ajudam a organizar logicamente as sentenças que proporcionam uma boa explanação de ideias.
Nos vestibulares, o gênero textual cobrado e os critérios de avaliação podem variar a depender da instituição de ensino. Mesmo assim, acredite: a coesão é parte fundamental de uma boa produção de texto.
A importância da coesão em textos
A importância da coesão consiste em se fazer compreender. Você pode ter excelentes argumentos, mas se não souber como organizá-los bem, a banca pode não entender e retirar pontos valiosos da sua nota. Sem elementos coesivos, o texto vira um amontoado de palavras desarticuladas.
Então, o texto com coesão é aquele que consegue transmitir as ideias para o leitor de forma eficiente. Para isso, ela trabalha ao lado da coerência, mas há diferença entre as duas:
- Coesão: está no nível gramatical e se refere ao uso de elementos como conjunções, pronomes e advérbios para articular ideias e sentenças;
- Coerência: tem a ver com o sentido lógico das ideias expostas.
Um texto coeso pode ser incoerente, por exemplo, quando o autor começa falando de um assunto e termina em outro, o que pode ocorrer até de forma proposital em obras literárias.
Por outro lado, um texto coerente necessariamente é coeso, pois não há como a escrita fazer sentido sem elementos de articulação. São eles que permitem o encadeamento harmonioso entre palavras, sentenças e parágrafos.
Dicas para fazer um texto com coesão
Agora que você entendeu melhor o que é um texto com coesão e por que essa característica é tão importante, ainda mais para quem vai prestar Enem e vestibulares, vamos ao que mais interessa? Veja abaixo algumas dicas para garantir a coesão!
Reforce o hábito da leitura
Para começar, uma dica importante para melhorar sua habilidade de escrita de modo geral: leia mais! Sejam notícias, posts informativos ou literatura, o que importa é que o hábito da leitura ajuda a ter um domínio cada vez maior da Língua Portuguesa, sem contar que expande o repertório cultural e crítico do estudante, o que é ótimo para a argumentação.
Faça um planejamento de ideias
À primeira vista, você pode pensar que o planejamento só tem a ver com a coerência. Porém, é a partir dele que você poderá pensar em bons elementos de coesão para que o leitor entenda a progressão das suas ideias.
Por isso, antes de começar a escrever de fato, faça um esboço com os principais pontos que serão abordados em cada parte do texto. Primeiro, anote em forma de lista tudo o que você acha que precisa ser dito na sua redação.
Em seguida, organize esses pontos, pensando na melhor forma de encaixá-los em cada parágrafo. Aqui, vale a pena lembrar a estrutura clássica de uma dissertação argumentativa, já que é o gênero textual cobrado no Enem:
- Introdução (1 parágrafo): apresente e contextualize o tema, deixando claro seu posicionamento diante dele (tese)
- Desenvolvimento (2 ou 3 parágrafos): defenda o seu ponto de vista, apresentando argumentos sólidos
- Conclusão (1 parágrafo): conecte as ideias e mostre como isso se relaciona à tese apresentada na introdução, além de propor soluções para o tema
Empregue organizadores textuais
Agora que você já sabe tudo o que quer abordar, é hora de escrever o texto. Com cada ideia em seu lugar, fica mais fácil empregar os elementos certos para articulá-las. E, para organizar as palavras, sentenças e parágrafos, você deve fazer uso de elementos linguísticos.
Por exemplo, os pronomes e expressões adverbiais ajudam a evitar repetições e a marcar referências. Então, eles devem ser utilizados para articular as palavras umas com as outras de forma eficiente para o entendimento do leitor.
Já no nível das frases e dos parágrafos, as conjunções são essenciais. Lembre-se de sempre começar parágrafos com um conectivo para que uma parte do texto seja bem ligada à outra. Veja alguns exemplos:
- Adição: além disso, ainda, e
- Adversidade: porém, todavia, entretanto, por outro lado
- Conclusão: logo, então, portanto, pois
- Explicativas: afinal, dito isso, porquanto
- Condicionais: se, desde que, a menos que
- Proporcionais: à medida que, ao passo que, quanto mais
Releia sua redação
Por fim, leia a sua redação mais de uma vez, preferencialmente com uma pausa entre cada leitura. Por exemplo, faça a redação primeiro, depois resolva as questões dos outros cadernos do Enem e, somente então, volte para o seu texto. Com isso, você poderá observar se as ideias estão bem organizadas e articuladas entre si.
Conclusão
Diante desta leitura, você já tem boas dicas para construir um texto com coesão. Lembre-se de praticar bastante sua escrita, ficar por dentro de atualidades do Brasil e do mundo e revisar conteúdos gramaticais para fazer uma excelente redação no Enem e nos vestibulares!