Sthem Brasil: Artigo de professores do UniFOA recebe premiações

ARTIGO

A parceria do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) com o consórcio Sthem Brasil continua cumprindo com sucesso os objetivos voltados à transformação social com a prática de projetos voltados para o desenvolvimento da sociedade e educação.

Como fruto dos progressos encorajadores dessas iniciativas, o UniFOA foi premiado pelo artigo “Perspectiva docente sobre capacitação em inteligência artificial: Uso do Chat GPT como ferramenta pedagógica” no X Fórum Internacional de Inovação Acadêmica, organizado de forma online pela Sthem. Entre os mais de 750 projetos apresentados nas áreas de ações junto à comunidade, estratégias ativas de aprendizagem e gestão, o trabalho, elaborado pelos professores Italo Rodrigues, André Barbosa, Lucimeire Cordeiro, Maria das Graças da Silva e a professora e reitora do Centro Universitário, Ivanete Oliveira, foi um dos que recebeu o certificado de menção honrosa por iniciativas na parte de gestão.

O artigo também foi agraciado com outro certificado, desta vez na área de Ciências Exatas e da Terra.

O principal objetivo desse estudo era compreender o que pensa um grupo de docentes sobre a utilização da IA como ferramenta pedagógica e, a partir disso, demostrar como esse artifício e o planejamento reverso, apoiados em princípios da neuroeducação, podem ser utilizados no ensino superior como ferramentas educacionais. O estudo aborda, ainda, a importância do desenvolvimento profissional contínuo em capacitar os educadores com as habilidades necessárias para utilizar esses três recursos a fim de alcançar objetivos de aprendizagem de maneira mais eficaz.

A melhor forma encontrada para entender a opinião dos professores foi a partir do desenvolvimento de duas oficinas, nos dias 1º e 2 de fevereiro, sobre competências digitais na 5ª Semana de Formação Continuada do UniFOA, que tinha o intuito de atualizá-los sobre novos recursos para a aprendizagem discente. Na ocasião, Italo esclareceu de que modo o uso da IA, nesse caso o ChatGPT, pode ser utilizada para complementar o estudo em sala de aula, sendo uma das principais etapas para a concretização do estudo.

Durante a oficina, foi apresentado os resultados de um questionário com a opinião de 94 estudantes da área de exatas do UniFOA sobre seu uso no aprendizado durante o 2º semestre de 2023, em atividades propostas pelos docentes que participaram do Programa de Formação de Professores do Consórcio Sthem Brasil no ano passado. De acordo com os dados obtidos, 74,46% acreditam que essa tecnologia torna esse processo mais envolvente, sendo constatado que 87,23% deles também apontaram que o recurso melhorou o entendimento das atividades propostas em sala de aula.

Leia também:  Egressos da 9ª turma de Educação Física se reencontram no UniFOA

Após apresentar a pesquisa e discorrer sobre as vantagens e métodos de aplicação do ChatGPT no ensino, foi solicitado, aos 42 professores participantes a avaliação da oficina. Ela indicou que a experiência em IA dentro do ambiente acadêmico relatada pelos docentes, em uma escala de 0 a 10, estava em 4,15 na média. Ao finalizar a capacitação, todos eles responderam que aumentaram seus conhecimentos em 82,16% graças à essa proposta.

Apesar da pouca experiência dos discentes nesse campo, a avaliação constava que o nível de confiança nessa ferramenta é alto. Ao serem questionados, com a mesma abordagem, sobre o nível de crença nesse recurso para influenciar positivamente o processo de ensino e aprendizagem, a média atingiu 8,3 em todas as respostas.

Além disso, 74,33% deles acreditam que o ChatGPT deve ser incorporado em futuras aulas teóricas e práticas, outra demonstração de abertura do corpo docente ao recurso:

“A tecnologia está posta, ou seja, os estudantes vão utilizar. Considerando esta premissa, acreditamos que usar a ferramenta como potencializadora da nossa prática docente pode agregar muito em cada etapa dentro da sala de aula. Isso ficou ainda mais evidente ao analisarmos a percepção dos professores e discentes envolvidos na oficina, usada como pesquisa para o estudo”, enfatizou Italo Rodrigues.

Outro aspecto interessante foi que 80,85% dos alunos e mais de 70% dos docentes discordaram sobre essa tecnologia substituir totalmente a figura do educador na provisão de informações.

Italo completou que o diferencial para o artigo ser agraciado com os certificados foi por indicar a importância da formação continuada e também conseguir quebrar alguns tabus em relação ao uso da IA como auxílio nos estudos: