Start 2024.2: UniFOA promove encontro transformador para início do 2º semestre

start

O 2º semestre acadêmico de 2024 do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) teve sua largada no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços. O Start 2024.2, realizado na noite de ontem (29), marcou a continuidade da formação de veteranos e o início dos novos ingressantes, que receberam o acolhimento dos professores e coordenadores de seus respectivos cursos, além de serem recepcionados pelo professor Alexis Aragão, pela professora e pró-reitora de extensão, Ana Carolina Callegario, e a psicóloga Soraya Ferreira, do Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP), em uma palestra no Auditório William Monachesi.

Ao longo do encontro, os professores que ministraram o evento contaram a história do campus Olezio Galotti, antes a fazenda Três Poços, e os principais diferenciais oferecidos pelo Centro Universitário para a formação integral de futuros e brilhantes profissionais:

“Nós consideramos o Start um programa para recepcionar os estudantes ingressantes para que eles sejam acolhidos nesse início de uma nova etapa em suas vidas acadêmicas e profissionais. Os veteranos também são acolhidos nesse retorno para que continuem integrados e dedicados aos seus estudos no UniFOA. Nos esforçamos para que todos sejam muito bem-vindos nessa largada do semestre”, afirmou Alexis, recebendo os alunos presentes no auditório.

O início do semestre letivo com o Start no UniFOA é um momento fundamental tanto para os estudantes ingressantes quanto para aquelas que já aprofundam seus conhecimentos há mais tempo. Esse primeiro passo marca o começo de uma jornada acadêmica repleta de oportunidades para o crescimento pessoal e profissional de cada aluno, sendo um ponto de partida para eles conhecerem a estrutura e ensino de excelência oferecidos pelo Centro Universitário.

“Acredito que estudar aqui será uma das melhores escolhas das vidas dos alunos, pois estamos comprometidos em proporcionar uma educação que constrói o futuro no presente. Estamos entusiasmados em embarcar nesta jornada universitária com cada um dos estudantes, por isso incentivamos a todas e todos a aproveitarem cada momento e a se engajarem plenamente nas oportunidades que o UniFOA oferece. Desejamos que este semestre seja extremamente produtivo e prazeroso para todas e todos. Vamos viver o UniFOA coletivamente!”, pontuou a professora e reitora Ivanete Oliveira, ansiosa pelo começo do semestre acadêmico no Centro Universitário.

Na perspectiva dos novos acadêmicos, o UniFOA se apresenta como um ambiente vibrante e acolhedor, onde as experiências são únicas, como o contato com figuras importantes para a sua área de aprendizado e desafios estimulantes práticos e teóricos. O Centro Universitário de Volta Redonda, reconhecido nacionalmente com a nota máxima pelo MEC, destaca-se não apenas por sua tecnologia e inovação, mas também por sua celebração da diversidade e da inclusão, sendo aspectos que expandem os horizontes de seus alunos no aprendizado técnico-científico:

“Participar do Start sabendo que estamos embarcando junto com cada estudante no começo da jornada de seus sonhos, é uma sensação maravilhosa. É ainda mais gratificante por reconhecermos que vamos contribuir para o desenvolvimento profissional e o futuro desses jovens no mercado de trabalho”, salientou Ana Carolina, muito grata por contribuir para o início e a continuidade das jornadas de cada aluno.

Pelo olhar dos veteranos, a iniciativa do Start evidencia que a jornada do estudante do UniFOA vai muito além das salas de aula e laboratórios. Todos os locais do campus são espaços de aprendizagem, projetados para desenvolver competências profissionais e sociais no estudante. Parte dessa formação que ocorre fora da sala de aula inclui palestras, cursos, workshops e, principalmente, aprender com os egressos do UniFOA que já atuam no mercado.

“Essa troca de experiências é muito importante e orienta o estudante sobre os caminhos que ele pode seguir no mundo do trabalho. Só assim é possível cumprir nossa missão institucional de formar pessoas protagonistas que promovam a transformação social”, declarou Bruno Gambarato, pró-reitor acadêmico do UniFOA, reforçando o compromisso da instituição de lapidar protagonistas que transformem o futuro da sociedade.

Tanto para os calouros quanto para os veteranos, esse momento ofertado pelo Start é igualmente impactante para suas formações profissionais. É uma janela para aprofundar conhecimentos, fortalecer habilidades e explorar novas áreas de interesse, assim como participar de atividades variadas que podem despertar inúmeras aptidões e criar laços duradouros:

“Considero essa integração do Start muito importante, porque como é uma nova etapa da minha vida, a iniciativa é um diferencial para que eu não comece totalmente no escuro. Então, esse ponto de partida, bem explicado e contextualizado, me dá bastante confiança e segurança para começar com o pé direito”, relatou Matheus Rodrigues Sousa, calouro do 1º período da Escola de Comunicação, feliz pelo acolhimento bem planejado e executado pelo UniFOA.

Magno Martinho, veterano do 4º período do curso da Engenharia ABI (Área Básica de Ingresso) também enfatizou o impacto transformador proporcionado pelo Start:

“Na minha perspectiva como veterano, acho que a iniciativa do Start pode ajudar com a introdução e o incentivo de explorar o Campus e todas as oportunidades que a universidade oferece. Fico muito feliz por saber que o UniFOA propõe esses tipos de encontros para os discentes, promovendo acolhimento e o aprendizado coletivo”.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas