A 15ª Semana da Biologia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) foi repleta de atividades voltadas para o desenvolvimento acadêmico, profissional e social dos estudantes do curso de Ciências Biológicas. O evento, que acontece anualmente, tem como principal objetivo fortalecer o perfil dos alunos em diferentes aspectos: o olhar crítico sobre padrões e processos biológicos, a responsabilidade social e ambiental, o compromisso com a educação emancipatória e a criatividade voltada para a construção de sociedades sustentáveis.
Neste ano, a programação abordou diversos temas, com foco em etnobotânica, saberes ancestrais e dilemas ambientais. O coordenador do curso de Ciências Biológicas, Dimitri Alves, enfatizou a seriedade do evento para a formação dos estudantes:
“A cada ano tentamos inovar com os temas e diversificá-los. Ao longo dos últimos 15 anos, as Semanas da Biologia vêm se consolidando como um espaço de aprendizado acadêmico, pessoal e de aproximação com o mercado de trabalho. Esse evento é uma oportunidade ímpar de integração entre os discentes e de reencontro com os egressos do curso.”
A Semana da Biologia é organizada para integrar alunos, professores, profissionais da área e pesquisadores. As atividades incluem palestras, mesas-redondas e oficinas, proporcionando um ambiente de troca de experiências e aprofundamento nas áreas de atuação do biólogo, como Meio Ambiente, Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia. Um destaque da programação foi a oficina de Etnosaberes, abordando os saberes ancestrais e a etnobotânica, no Centro Espírita Nossa Senhora da Guia.
A programação ainda contou com oficinas presenciais e virtuais, realizadas nos laboratórios de informática, sala de aula e AudiSmart, com temáticas afins à Licenciatura e ao Bacharelado. Uma mesa-redonda reuniu representantes do Conselho Regional de Biologia (CRBio-02) para discutir as áreas de atuação do biólogo, no Centro Histórico-Cultural.
Dimitri Alves destacou a importância dessa parceria de longa data com o CRBio-02:
“Possuímos uma importante e fundamental parceria com o Conselho Regional de Biologia (CRBio-02), uma aproximação que já existe há mais de uma década. Dessa forma, criamos um fluxo contínuo de debates sobre as áreas de atuação do biólogo, a matriz do curso de Ciências Biológicas e a capacitação contínua.”
A programação diversificada da 15ª Semana da Biologia está alinhada ao perfil esperado dos futuros biólogos, como a ética, a empatia, a criatividade e a responsabilidade social e ambiental. Essas competências são vistas como fundamentais para a atuação profissional em um cenário global que demanda soluções inovadoras para o desenvolvimento humano e a preservação ambiental.
“A Semana da Biologia é uma oportunidade de enriquecimento do processo de aprendizagem e integração dos alunos com docentes, profissionais da área, pesquisadores e egressos. As oficinas, rodas de conversa e palestras visam estimular e consolidar as competências previstas no perfil profissiográfico do futuro biólogo e educador,” concluiu Dimitri Alves.