Santander e UniFOA prorrogam inscrições para cursos de Metodologias Ativas

O Banco Santander em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) prorrogou para 30 de novembro as inscrições para o Programa de Bolsas do Santander Metodologias Ativas – Edição 2021.

O programa disponibiliza para os professores, coordenadores e gestores cursos de capacitação em Metodologias Ativas oferecidos pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), na modalidade de Ensino a Distância.

Serão oferecidas duas bolsas de estudos. Cada uma delas terá um total de 5 cursos em Problem Based-Learning, Peer Instruction, Flipped (PBL). As inscrições devem ser realizadas pelo site. Confira o edital.

O que são Metodologias Ativas?

Nesse método, os estudantes são instigados a participar das aulas e atividades, ou seja, não ficam como meros ouvintes do professor que escreve na lousa ou exibe slides. Também chamado de aprendizagem ativa, esse modelo propõe que os conteúdos sejam vivenciados, partindo da premissa de que o estudante é o protagonista do processo de construção do saber e o professor, o mediador.

Nessa interação os conceitos são compartilhados e o aluno ganha autonomia, o que favorece o pensamento crítico e a autonomia em tomada de decisões e resolução de problemas. Além disso, o uso de tecnologias, que fazem parte do universo dessa geração de estudantes, é muito bem-vindo nessa forma de ensino-aprendizagem. Conheça o PBL no Podcast Papo de Educador.

Por Yngrid Marcate – Estagiária da Comunicação.