Você sabia que alguns hábitos podem estar prejudicando sua rotina de estudos? Muitas vezes, sem que você perceba, eles podem contribuir com uma autossabotagem difícil de lidar. Entretanto, é possível reverter o quadro e conseguir um melhor desempenho. Saiba quais são esses hábitos e como é possível combatê-los.
Interrupções a todo momento
Isso acontece quando você sistematicamente para de estudar para tomar água, mexer no celular ou acessar à internet. É um problema que prejudica a sua concentração nos estudos, algo que será valioso para que consiga ir bem nos vestibulares mais concorridos.
Sendo assim, procure se acostumar a ficar cada vez mais tempo concentrado nos estudos, fechando todos os espaços para distrações. Você pode aumentar gradativamente o período sem interrupções, começando com 15 minutos, depois meia hora e, assim por diante, até que você encontre o tempo ideal para absorver toda a matéria. Tudo é uma questão de costume e de boa vontade.
Não descansar na rotina de estudos
Da mesma forma, é preciso saber a hora certa de descansar. Não adianta estudar o tempo todo porque sua cabeça simplesmente não aguentará e isso prejudicará a absorção do conteúdo necessário para cada matéria.
Sendo assim, a dica é procurar planejar melhor seu tempo de estudos, pensando também em descanso e diversão, crie um roteiro com pausas. Assim, você evita estudar cansado a ponto de não conseguir se concentrar e memorizar o que precisa.
Estudar em espaço desorganizado
Se você estuda em qualquer lugar, então considere criar um espaço próprio para essa atividade. Isso porque quando se estuda em ambientes desorganizados, é bem possível encontrar dificuldades para localizar certos materiais, o que faz com que você perca tempo, interferindo em seu rendimento.
Além disso, é preciso considerar também a questão da concentração, pois num ambiente em que não se encontram somente materiais de estudo, existe a possibilidade de você acabar se distraindo com coisas como celular, por exemplo. Para resolver o problema, procure estudar numa mesa limpa e organizada somente com os materiais necessários para o momento e, de preferência, voltada para a parede.
Não trabalhar com prioridades
Independente do curso que você pretende prestar, fato é que são muitas as matérias que exigem dedicação e esforço. Assim, se você não tiver uma estratégia inteligente para lidar com a prova, possivelmente desperdiçará energia estudando tudo ao mesmo tempo.
Sendo assim, considere as principais matérias de seu exame como prioridades. Isso não significa abrir mão de todas as outras, mas, sim, dar preferência para estudar as mais importantes em momentos em que você está mais disposto e com mais tempo.
Evitar estudar aquilo que não gosta
Esqueça essa história de odiar determinada matéria. Para conseguir bons resultados nos vestibulares do país é preciso, ao menos, compreender a importância de estudar cada uma delas. Apostar todas as fichas somente nas matérias que você tem maior facilidade é um dos erros mais graves cometidos por vestibulandos.
Por isso, procure por alternativas para lidar com matérias mais difíceis, como a associação com outras matérias mais fáceis. Procure por métodos alternativos para assimilação, isso pode ajudar.
Conclusão
A autossabotagem pode parecer um obstáculo difícil de superar, mas com pequenas mudanças nos hábitos, é possível reverter seus efeitos e alcançar um desempenho acadêmico muito melhor. A chave está em reconhecer essas práticas prejudiciais e substituí-las por atitudes que promovam uma rotina de estudos mais produtiva e satisfatória. Invista em autocuidado, organização e autoconhecimento para transformar sua jornada acadêmica. Afinal, o caminho para o sucesso nos estudos é construído passo a passo, com decisões conscientes e ajustes contínuos.