O Pier Mauá, na região Central do Rio, recebeu professores e egressos do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA para participar do Rio Innovation Week, considerado o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina. Nesta edição do evento, o destaque central foi o instigante debate ético em torno da utilização de inteligência artificial.
O público que marcou presença no evento foi extremamente diversificado, incluindo profissionais de variadas esferas, como representantes da iniciativa privada, do meio acadêmico, do governo, empreendedores, investidores, instituições de pesquisa e especialistas em diferentes campos.
O Rio Innovation Week proporcionou uma experiência rica e intensa, com nada menos que 30 conferências ocorrendo simultaneamente, reunindo cerca de 1.500 palestrantes. O evento também contou com a participação ativa de mais de 200 empresas, instituições de pesquisa e projetos inovadores. A expectativa de público, superou os números da edição passada com a marca de 130 mil pessoas.
Este encontro reuniu diversos segmentos de mercado que hoje têm seu futuro ancorado na inovação e na tecnologia. Um dos destaques foi o projeto de conclusão de curso das ex-alunas do curso de engenharia elétrica, Laryssa dos Santos e Sabrina da Cruz. Elas apresentaram um medidor inteligente de energia elétrica para residências, um protótipo desenvolvido para auxiliar famílias de baixa renda. O projeto despertou interesse por parte da Sankofa Sustentabilidade, abrindo a possibilidade de sua futura comercialização. Esse sucesso trouxe alegria e satisfação para as egressas que já apresentaram o projeto também no Expo Favela.
“Participar de mais um evento de inovação, podendo apresentar o nosso projeto foi muito gratificante. Poder atingir a população com nossa tecnologia, nos faz cada vez mais querer continuar a luta pela nossa ideia e ajudar a população a ter o consentimento da gestão de seu consumo”, comentou Sabrina.
Já Laryssa, ficou contente por poder expor o projeto para um público mais amplo, e principalmente, levar sua ideia além da universidade. “Ver que o projeto tem potencial para crescer e impactar a sociedade é uma prova de que o que desenvolvemos pode ir além de só um projeto de conclusão de curso (TCC). Estou muito feliz por todas essas oportunidades de compartilhar nossa ideia”, disse entusiasmada.