Comece a fazer a sua revisão para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) agora! Na realidade, precisamos repetir algumas vezes um mesmo conteúdo a fim de fixar os seus detalhes. Afinal, boa parte do que será cobrado nos testes exigirá da sua memória: fórmulas, fatos, datas, regras gramaticais etc.
Assim, se você quer se preparar da melhor forma possível para a prova, reserve um tempo na agenda para trabalhar na revisão para o Enem desde já. Ficou na dúvida sobre como dar o pontapé? Então confira este post!
1. Faça provas de edições antigas
Uma ótima forma de revisar é fazer as provas do Enem de anos anteriores. Você não precisa responder a todas as questões de um teste em um único dia. Assim, uma alternativa é resolver 4 ou 5 perguntas a cada rodada de simulação. Além disso, volte a estudar o conteúdo que você errar.
2. Estabeleça prioridades na sua revisão para o Enem
Mais uma dica para sua revisão para o Enem: não dá para repassar todo o conteúdo! Isso significa que você vai ter que priorizar alguns temas e deixar outros de lado. Desse modo, preste atenção no esquema que preparamos logo a seguir:
- Pesquise o que costuma cair no Enem (se refizer as provas, como falamos no tópico anterior, não terá dificuldades com isso)
- Dentre os assuntos que costumam ser cobrados, separe aqueles em que você manda muito bem, depois os que apresentam um desempenho médio e, por fim, liste tudo aquilo que traz dificuldades
- Mantenha sua revisão focada nos assuntos nos quais você vai mal, afinal, ainda dá tempo para tirar as dúvidas
- Porém, mais ou menos um mês antes da prova, mude a estratégia. Assim, repasse com mais ênfase as matérias nas quais você pontua de forma alta e média. Dessa forma, você refina o aprendizado
3. Crie mapas mentais
Uma das técnicas mais eficazes para revisar conteúdos de forma organizada e visual é o uso de mapas mentais. Eles ajudam a relacionar conceitos, facilitando a compreensão e memorização de informações. Um mapa mental permite que você resuma o conteúdo de maneira estruturada, ligando ideias principais a detalhes secundários, o que pode ser especialmente útil na hora de revisar temas extensos do Enem, como história, biologia ou literatura.
Para criar um mapa mental, comece com o conceito central no meio da página e, a partir dele, conecte os tópicos principais, ramificando para subtemas e detalhes. O uso de cores e imagens também pode ajudar a tornar o processo mais dinâmico e fácil de lembrar na hora da prova.
4. Releia suas anotações em aula
As anotações que você faz durante as aulas, seja no caderno ou na apostila, também são ótimas para reforçar a revisão para o Enem. Com esse método, é viável otimizar o tempo para os estudos.
Isso porque não é uma boa ideia revisar relendo apostilas e livros inteiros, uma vez que é preciso priorizar determinado tipo de conteúdo. Nesse cenário, nada melhor do que as suas anotações para dar uma repassada rapidamente, de maneira bem resumida.
5. Inscreva-se nos aulões online
Para seu cérebro fixar melhor as informações, é importante contar com vários estímulos e diferentes tipos de aprendizagem. Por esse motivo, cadastre-se nos aulões online de revisão para o Enem.
Muitas escolas e cursinhos preparatórios realizam esses eventos de forma aberta e gratuita. Para não perder oportunidades, siga alguns desses colégios e instituições nas redes sociais. Assim, você recebe notificações da agenda!
Conclusão
Como você já deve ter notado, a revisão para o Enem é importante para um bom desempenho na prova. Além disso, esse processo deve começar agora! Assim, você potencializa sua aprendizagem, aumentando suas chances de nota alta.