O IX Encontro Nacional do Censo da Educação Superior ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, em Brasília, reunindo representantes de instituições de ensino superior, órgãos do governo e especialistas para discutir temas fundamentais relacionados ao Censo da Educação Superior. O evento foi marcado por mesas redondas, apresentações e oficinas que abordaram desde a relevância da declaração de cor/raça até a avaliação e perspectivas futuras do Censo.
Durante o evento, as oficinas temáticas se destacaram, especialmente aquelas focadas em Power BI e relatórios. Essas oficinas foram uma oportunidade para os participantes se aprofundarem no uso de ferramentas de análise de dados, promovendo a capacidade de consulta e extração de informações relevantes para a tomada de decisões nas instituições de ensino superior.
A troca de experiências entre os participantes foi rica e produtiva, resultando em várias conclusões sobre a importância da utilização de dados para a gestão educacional. O uso de ferramentas como o Power BI foi visto como um passo necessário para modernizar e agilizar o acesso às informações, tornando os processos de decisão mais transparentes e eficazes.
Além disso, reforçou-se a importância de envolver mais instituições nas discussões sobre as práticas de preenchimento do Censo, visando uma maior diversidade de perspectivas e experiências. A colaboração entre instituições pode resultar em um compartilhamento mais eficaz de boas práticas, beneficiando toda a área da educação.
Essas ações não apenas aprimorarão a qualidade das informações coletadas, mas também contribuirão para a melhoria contínua da educação superior no Brasil.
A Professora Ivanete Oliveira, reitora e Procuradora Institucional do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), durante sua palestra no evento pode se manifestar como Presidenta da ANPI sobre os desafios no preenchimento do Censo da Educação Superior, apresentou o resultado de uma pesquisa realizada com 456 recenseadores, que representam, em média, 1.500 IES.
Os resultados apresentados foram discutidos em torno de três principais vetores: complexidade dos dados para coleta; falta de integração entre sistemas, dificuldade no treinamento e capacitação, falta de sensibilização acerca da importância da revisão e conferência dos dados antes da
submissão.
Vale destacar que a questão da dificuldade de treinamento e capacitação reside sobre o turnover significativo dos profissionais que estão à frente do processo do Censup nas IES.
A Professora Ivanete Oliveira sugeriu que houvesse mais capacitações em ferramentas de análise de dados, não apenas em eventos como este, mas também em formatos mais acessíveis ao longo do ano. Isso pode incluir webinars e cursos online que facilitem a adesão e o aprendizado contínuo.
Confira a palestra.