O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) deu mais um passo importante em sua busca por aprimorar a qualidade do ensino superior ao participar do módulo específico sobre “Psicometria e Estratégias Avançadas para uma Avaliação por Competências”, oferecido pelo Consórcio STHEM Brasil. Esse módulo, que faz parte do Programa de Formação de Professores, foi ministrado pelo Instituto Tecnológico de Monterrey e focou em temas cruciais como a psicometria aplicada à avaliação de competências, modelos de evolução de competências e habilitadores tecnológicos.
A formação, que combina atividades síncronas e presenciais, foi projetada para proporcionar aos professores uma compreensão aprofundada das estratégias de avaliação por competências. Com sessões teóricas e práticas, o módulo visou equipar os docentes com as ferramentas necessárias para implementar avaliações que sejam mais alinhadas às exigências do mercado de trabalho e às expectativas dos estudantes.
O professor Luciano Azedias, um dos participantes do curso, falou sobre sua experiência e destacou a relevância do tema abordado. “O UniFOA participa há bastante tempo do STHEM, mas a cada ano sempre tem uma discussão diferente. Esse ano, a discussão é relacionada a avaliação por competências. Como avaliar por competência, como trabalhar isso com as Inteligências Artificiais, e fundamental para nós quanto docentes poder participar de uma formação tão boa, com uma equipe superespecializada,” comentou Luciano, entusiasmado com a qualidade do treinamento.
A proposta de avaliar os alunos por competências representa uma mudança significativa no processo educacional. Segundo Luciano, essa abordagem oferece um “norte” tanto para os professores quanto para os alunos, respondendo a uma das perguntas mais frequentes em sala de aula: “Por que estou aprendendo isso?”. Ele explica que ao estruturar um currículo voltado para competências, os estudantes passam a entender claramente quais habilidades precisam desenvolver e como serão avaliados. “Quando você monta um currículo voltado por competências, você está dizendo para o estudante: ‘Ao final da nossa disciplina, você precisa ter essas habilidades e será avaliado dessa forma’. Isso torna a avaliação mais real para o mercado de trabalho,” destacou.
Ao integrar estratégias de avaliação por competências, os professores podem oferecer um ensino mais focado, preparando os estudantes não apenas para provas acadêmicas, mas para desafios reais que encontrarão em suas futuras carreiras. Essa metodologia não só melhora a clareza do processo de aprendizagem, como também torna a formação dos alunos mais relevante e aplicada, alinhando-se com as demandas do mercado de trabalho atual.
O Consórcio STHEM Brasil, conhecido por suas iniciativas em prol da inovação educacional, mais uma vez se destaca ao oferecer um programa que responde às necessidades contemporâneas da educação superior. O modelo TEC 21, adotado no curso, é um exemplo de como a educação pode ser transformada para melhor atender às expectativas do mercado e às necessidades dos estudantes.
O módulo de Psicometria e Avaliação por Competências não apenas enriqueceu o conhecimento dos professores do UniFOA, mas também trouxe uma nova perspectiva sobre como a educação pode ser conduzida de maneira mais eficaz e significativa.
Além do professor Luciano, estiveram presente as professoras Camila Hosken, Walkiria Marins, Tallita Vassequi e Rebeca Baltazar.