Psicometria e Avaliação por Competências é tema de capacitação do STHEM Brasil

competências

O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) deu mais um passo importante em sua busca por aprimorar a qualidade do ensino superior ao participar do módulo específico sobre “Psicometria e Estratégias Avançadas para uma Avaliação por Competências”, oferecido pelo Consórcio STHEM Brasil. Esse módulo, que faz parte do Programa de Formação de Professores, foi ministrado pelo Instituto Tecnológico de Monterrey e focou em temas cruciais como a psicometria aplicada à avaliação de competências, modelos de evolução de competências e habilitadores tecnológicos.

A formação, que combina atividades síncronas e presenciais, foi projetada para proporcionar aos professores uma compreensão aprofundada das estratégias de avaliação por competências. Com sessões teóricas e práticas, o módulo visou equipar os docentes com as ferramentas necessárias para implementar avaliações que sejam mais alinhadas às exigências do mercado de trabalho e às expectativas dos estudantes.

O professor Luciano Azedias, um dos participantes do curso, falou sobre sua experiência e destacou a relevância do tema abordado. “O UniFOA participa há bastante tempo do STHEM, mas a cada ano sempre tem uma discussão diferente. Esse ano, a discussão é relacionada a avaliação por competências. Como avaliar por competência, como trabalhar isso com as Inteligências Artificiais, e fundamental para nós quanto docentes poder participar de uma formação tão boa, com uma equipe superespecializada,” comentou Luciano, entusiasmado com a qualidade do treinamento.