Nos dias 15 e 16 de abril, o AudiSmart, no campus Olezio Galotti, foi palco de mais uma rodada de apresentações dos estudantes de Engenharia ABI. Alunos dos módulos 3 e 4 demonstraram o avanço técnico e prático conquistado ao longo do curso por meio da exibição de projetos que aliam teoria e aplicação real.
Segundo Samantha Grisol, coordenadora dos cursos de Engenharia ABI, essa metodologia de ensino, iniciada em 2022, tem trazido resultados cada vez mais significativos para a formação dos futuros engenheiros. “Os projetos têm agregado muito no aprendizado dos alunos. Desde que demos início a essa abordagem, ficamos muito felizes com os resultados. Já nas primeiras entregas, percebemos o nível de conhecimento e o interesse deles em executar algo com profundidade e responsabilidade. Os resultados têm sido tão positivos que muitos trabalhos já se aproximam do nível de um Trabalho de Conclusão de Curso”, destacou Samantha.
Ela também comentou sobre a importância da complexidade crescente dos projetos à medida que os alunos avançam nos módulos. “Estamos vendo apresentações dos alunos do terceiro e quarto módulos, com conteúdos cada vez mais técnicos e integrados à realidade da engenharia. Isso nos enche de alegria, orgulho e satisfação”, completou.
O professor Italo Pinto Rodrigues também ressaltou o quanto os projetos contribuem para a evolução dos estudantes. “É possível perceber claramente como eles crescem diante dos desafios propostos. Desde o primeiro período, com essa proposta inovadora de currículo, os estudantes vão construindo um portfólio robusto. Já no terceiro módulo, vemos a maturidade na forma como desenvolvem projetos complexos, passando por todas as etapas, desde a concepção até a aplicação prática. Eles estão aprendendo a resolver problemas reais com base em conhecimentos técnicos e teóricos”, afirmou.
A aluna Anastasia Roncolato, do 5º período de Engenharia de Produção ABI, também acompanhou as apresentações e ficou impressionada com a qualidade dos projetos. “Achei tudo muito bem desenvolvido. Mesmo com termos técnicos, a explicação foi clara e acessível. Sempre que surgia alguma dúvida, os alunos conseguiam aprofundar mais, principalmente com o apoio dos professores. Foi visível o quanto pesquisaram e se dedicaram. A maioria dos projetos que vi hoje me surpreendeu positivamente.”
As apresentações reforçam o compromisso do UniFOA com uma formação sólida e inovadora, que prepara os estudantes para os desafios do mercado por meio da prática, da resolução de problemas reais e do estímulo ao pensamento crítico desde os primeiros períodos do curso.








