O UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) lançou um projeto inovador e pioneiro na região: o Reiki Solidário, uma iniciativa que visa promover a saúde física e mental de seus alunos, professores e funcionários. O projeto, que está sendo implementado no campus Olezio Galotti como um piloto, oferece atendimentos de Reiki, uma terapia integrativa reconhecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que pode ser utilizada tanto como complemento em tratamentos médicos quanto para a promoção de bem-estar em indivíduos saudáveis.
A iniciativa surge em um contexto global onde a saúde mental tem se tornado um tema urgente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade, gerando um custo global de quase 1 trilhão de dólares. Esse cenário destaca a importância das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que oferecem abordagens terapêuticas baseadas em conhecimentos tradicionais, com o objetivo de prevenir e tratar diversas condições de saúde.
A partir do próximo dia 27, o projeto estará disponível para discentes, docentes e funcionários do UniFOA, que poderão agendar sessões de Reiki em uma sala adaptada no Anexo à Policlínica André Bianco, em Três Poços. A professora Rhanica Coutinho, idealizadora do projeto, explica que, inicialmente, o foco será atender alunos encaminhados pelo projeto Saúde Integral, que já buscam apoio no Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (Caip) para questões de saúde mental e física.
“Este é um projeto de extrema importância, pois visa popularizar o uso do Reiki, tornando essa terapia integrativa acessível a todos, sem onerar a instituição. Os resultados são rápidos, e dependendo da demanda, podemos expandir os horários de atendimento”, destacou a professora Rhanica.
Para manter a filosofia do Reiki Usui Tibetano, que valoriza a troca de energia, cada sessão de Reiki requererá uma doação simbólica, como um sabonete ou creme dental, que serão posteriormente destinados a instituições de caridade. “Essa troca é fundamental para que o ato de receber seja acompanhado de uma contrapartida, conferindo valor à vida e à prática do Reiki”, explicou Rhanica.
Reiki como apoio à saúde mental
Estudos do Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace) revelam altos índices de problemas de saúde mental entre universitários, uma situação exacerbada pela pandemia de Covid-19. Nesse contexto, iniciativas que promovem o bem-estar físico, mental e emocional são cruciais. O Reiki, ao alinhar e equilibrar as energias do corpo, oferece um suporte valioso para aqueles que enfrentam dificuldades de saúde, complementando tratamentos médicos tradicionais.
“É importante lembrar que as sessões de Reiki não substituem tratamentos médicos, mas funcionam como um complemento”, reforçou a professora Rhanica, acrescentando que as sessões terão cerca de 30 minutos e ocorrerão semanalmente.
A terapia Reiki envolve a transmissão de energia positiva através das mãos do terapeuta, que são colocadas sobre os chakras (centros energéticos) ou áreas com desequilíbrios energéticos, dor ou doença. Essa prática simples e natural de cura energética não tem contraindicações e pode ser usada junto com outros tratamentos médicos para aliviar efeitos colaterais e acelerar a recuperação. O Reiki ajuda as pessoas a descobrir o poder interno para alcançar a plenitude física, mental e espiritual, sem qualquer vínculo religioso. Quando necessário, as sessões podem ocorrer à distância, utilizando um caderno ou caixa de Reiki.
Depoimento e benefícios do Reiki
A enfermeira e funcionária do UniFOA, Maria do Rosário Costa, compartilhou sua experiência com o Reiki, destacando como a terapia a ajudou a lidar com o estresse e a manter o equilíbrio emocional no trabalho. “Com o Reiki, consegui restabelecer a energia que deixa o corpo e mente relaxados, mas com mais vigor para executar as funções com clareza. Além disso, a terapia trouxe alívio para dores musculares e na coluna, e me ensinou a ter uma respiração controlada e pensamentos positivos, melhorando a qualidade produtiva e o controle das situações de estresse”, relatou Maria do Rosário.
As 10 virtudes do Reiki
- Acelera e reforça o processo natural de cura;
- Energiza e revitaliza o corpo e o espírito;
- Restabelece a harmonia psíquica e o bem-estar da alma;
- Age sobre todos os planos: físico, mental, emocional e espiritual;
- Regulariza o sistema energético;
- Dissolve bloqueios e favorece o relaxamento total;
- Propicia a eliminação de toxinas;
- Se adapta às necessidades naturais de quem o recebe;
- Age sobre animais, plantas e situações;
- É um método de cura holístico, extremamente simples e agradável.
As inscrição e os agendamentos serão feitos via WhatsApp do Saúde Integral.
Funcionários (Professores ou Administrativos) podem fazer o agendamento diretamente ou através do encaminhamento do enfermeiro do trabalho. Nome e Matrícula.
Alunos atendidos pelo Saúde Integral agendamento mediante encaminhamento da equipe multidisciplinar (Nutricionista, Assistente Social, Psicólogas, Enfermeira ou Médico Psiquiatra).
O projeto Reiki Solidário, ao aliar tradição e inovação, reafirma o compromisso do UniFOA com o bem-estar de sua comunidade acadêmica, proporcionando um espaço de cuidado integral e de promoção da saúde em suas múltiplas dimensões.