O curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA marcou presença na cerimônia de um ano do projeto “Advogado Social”, da Secretaria Municipal de Ação Comunitária de Volta Redonda (Smac). A celebração aconteceu na última sexta-feira (24), no auditório do Palácio 17 de Julho, no Aterrado, e contou com a presença de diversas autoridades do município e do estado, além de representantes da sociedade civil e outras instituições.
O projeto consiste em dar orientação às pessoas em vulnerabilidade social, cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, e encaminhá-las para os órgãos onde possam ser atendidas corretamente. O professor Dario Aragão, responsável pelo Escritório da Cidadania, esteve presente no evento e contou um pouco sobre a parceria. “Nosso trabalho no Escritório da Cidadania é receber esses encaminhamentos e dar solução jurídica a elas”, explicou.
O Escritório da Cidadania do UniFOA realizou cerca de 100 atendimentos, que vieram encaminhadas pelos advogados sociais que atuam nos Cras da Prefeitura Municipal de Volta Redonda. As pessoas também são encaminhadas para outras universidades, defensorias públicas – estadual ou federal – de forma a alcançar cada situação e oferecer opção aos atendidos. “Mas nós saímos na frente, pois desde a data do lançamento do projeto já nos colocamos à disposição para atender”, afirma Dario.
O projeto também conta com a participação do coordenador do curso de Direito, Álvaro Maciel, e do professor Carlos Eduardo Martins. “Podemos oferecer para a sociedade um grande diferencial, na conquista e realização da justiça para pessoas em situações de eventual vulnerabilidade. Então, fizemos a diferença na vida de várias pessoas e o UniFOA compartilhando casos de sucesso, e consolidando a marca, atendendo a sociedade local, fazendo a diferença regional e nacional”, reforça o coordenador.