Em 2022, as ideias para o planejamento de ensino e qualidade do UniFOA estão voando alto. Através de uma dinâmica com Design Thinking, a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PRO-PED), em parceria com professores responsáveis pelo Planejamento e Inovação dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) de cada curso, conseguiu elaborar novas ideias para o planejamento. O encontro aconteceu na terça-feira, 8 de março.
O Design Thinking
O Design Thinking é uma abordagem leve e descontraída para trazer ideias e inovações desmistificando desafios. No caso, a ação teve foco no encantamento dos alunos em um futuro bem breve. A partir dos resultados obtidos por meio de um questionário, previamente enviado a cada um dos professores, os docentes foram desafiados a criar soluções para obter uma visão ampla da estrutura que têm e das necessidades que gostariam aprimorar. Ao todo, cerca de 20 professores líderes estavam envolvidos na ação, aplicada pelos professores Alexis Aragão, Alessandro Orofino, Marcos Kazuiti e o Pró-reitor da PRO-PED, Max Damas.
O corpo docente presente foi provocado a gerar novas soluções e puderam fazer um pitch (uma breve apresentação) das ideias, além de sugestões em diversas áreas dos cursos. “Eles se entregaram na dinâmica, cada um pode participar para aprimorar ações e projetos no UniFOA”, completou Alexis.
No decorrer do ano, outras ações estão no planejamento do setor para atingir as melhorias necessárias e, a partir dessa dinâmica, irão estudar as novas possibilidades para atingir aos questionamentos resultantes de forma tão positiva.
Juliana Aragão
Núcleo de Comunicação do UniFOA | Jornalismo