Professora do UniFOA Apresenta Pesquisa sobre Ensino de Ciências em Libras no Congresso Internacional de Línguas de Sinais

línguas de sinais

A professora Andréa Oliveira Almeida, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), representou a instituição em um dos maiores eventos sobre Línguas de Sinais da América Latina, o Congresso de Pesquisas em Línguas de Sinais (Copels). O evento, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reuniu pesquisadores de diversos países para discutir os avanços no campo da tradução e interpretação de Línguas de Sinais, com a presença de especialistas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), Língua de Sinais Argentina, Chilena, Alemã, entre outras.

Durante o congresso, Andréa apresentou o trabalho desenvolvido pela egressa Débora dos Santos Saraiva, orientado em parceria com o professor Dimitri Ramos Alves, coordenador do curso de Ciências Biológicas do UniFOA. A pesquisa, intitulada “Uma Proposta do Uso do Sinalário para o Ensino de Ciências”, explora a importância da criação de uma cartilha em Libras para auxiliar o ensino de ciências a estudantes surdos, promovendo maior inclusão nas salas de aula.

“Apresentar este trabalho na Língua de Sinais, em um evento como este, é algo indescritível. Falar sobre o uso de uma cartilha em Libras no contexto da inclusão de alunos Surdos nas aulas de ciências para estudiosos, intérpretes e pesquisadores da área foi de uma grandeza imensurável. É um trabalho belíssimo produzido por nossa aluna Débora”, celebrou Andréa Oliveira.

Além disso, a professora do UniFOA também compartilhou o início de sua pesquisa de doutorado, que aborda o tema “Narrativas de Idosos Surdos”, enfatizando a relevância de documentar as histórias, lutas e conquistas vividas por essa comunidade. “Esse tema é de extrema importância, pois há uma carência de registros sobre as vivências dos idosos Surdos, e é fundamental que essas histórias sejam preservadas.”

Sobre o Congresso

O Copels reúne pesquisadores(as) nacionais e internacionais para debater elementos essenciais dos processos de tradução e interpretação, com destaque para as interações entre Libras e português. Entre os temas abordados estão a tradução, interpretação e guia-interpretação, com ênfase em aspectos interculturais, interlinguísticos e intermodais que impactam esses processos.

O congresso tem como público-alvo principal os docentes de formação de tradutores e intérpretes de Libras-português, atualmente oferecidos por oito universidades federais brasileiras, além de mestres e doutores dos Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais.

A participação da professora Andréa Oliveira e da egressa Débora dos Santos Saraiva destaca o compromisso do UniFOA em promover a inclusão e ampliar as oportunidades de aprendizado para a comunidade Surda.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas