A professora Andréa Oliveira Almeida, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), representou a instituição em um dos maiores eventos sobre Línguas de Sinais da América Latina, o Congresso de Pesquisas em Línguas de Sinais (Copels). O evento, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reuniu pesquisadores de diversos países para discutir os avanços no campo da tradução e interpretação de Línguas de Sinais, com a presença de especialistas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), Língua de Sinais Argentina, Chilena, Alemã, entre outras.
Durante o congresso, Andréa apresentou o trabalho desenvolvido pela egressa Débora dos Santos Saraiva, orientado em parceria com o professor Dimitri Ramos Alves, coordenador do curso de Ciências Biológicas do UniFOA. A pesquisa, intitulada “Uma Proposta do Uso do Sinalário para o Ensino de Ciências”, explora a importância da criação de uma cartilha em Libras para auxiliar o ensino de ciências a estudantes surdos, promovendo maior inclusão nas salas de aula.
“Apresentar este trabalho na Língua de Sinais, em um evento como este, é algo indescritível. Falar sobre o uso de uma cartilha em Libras no contexto da inclusão de alunos Surdos nas aulas de ciências para estudiosos, intérpretes e pesquisadores da área foi de uma grandeza imensurável. É um trabalho belíssimo produzido por nossa aluna Débora”, celebrou Andréa Oliveira.
Além disso, a professora do UniFOA também compartilhou o início de sua pesquisa de doutorado, que aborda o tema “Narrativas de Idosos Surdos”, enfatizando a relevância de documentar as histórias, lutas e conquistas vividas por essa comunidade. “Esse tema é de extrema importância, pois há uma carência de registros sobre as vivências dos idosos Surdos, e é fundamental que essas histórias sejam preservadas.”
Sobre o Congresso
O Copels reúne pesquisadores(as) nacionais e internacionais para debater elementos essenciais dos processos de tradução e interpretação, com destaque para as interações entre Libras e português. Entre os temas abordados estão a tradução, interpretação e guia-interpretação, com ênfase em aspectos interculturais, interlinguísticos e intermodais que impactam esses processos.
O congresso tem como público-alvo principal os docentes de formação de tradutores e intérpretes de Libras-português, atualmente oferecidos por oito universidades federais brasileiras, além de mestres e doutores dos Estudos da Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais.
A participação da professora Andréa Oliveira e da egressa Débora dos Santos Saraiva destaca o compromisso do UniFOA em promover a inclusão e ampliar as oportunidades de aprendizado para a comunidade Surda.