Os estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) acompanharam uma palestra transformadora para a expansão de horizontes e conhecimentos acadêmicos. Na apresentação com o tema “Inteligência Artificial: o futuro do e-commerce com Print on Demand”, com Matheus Albuquerque, egresso de Publicidade e Propaganda, ele esclareceu os principais conceitos do print on demand, os impactos nos próximos anos para o e-commerce e como ele pode ser potencializado pelo uso da IA como ferramenta.
Matheus atualmente trabalha como coordenador de Marketing e Aquisição na empresa Montink, cargo diretamente relacionado a experiência do cliente. Ele também tem vasta experiência em fotografia e photoshop, com reconhecimento e premiações recebidas de empresas internacionais, como a Adobe, uma das empresas mais respeitadas do ramo.
O egresso explicou que o print on demand, ou impressão sob demanda, é um modelo de negócios em que os produtos entram para a linha de produção apenas quando há uma demanda do cliente, ou seja, somente depois que é realizada a compra do produto. Quando os pedidos são recebidos, um fornecedor terceirizado organiza e executa a confecção das mercadorias e envia diretamente aos clientes.
Dessa forma, a empresa que optar por esse caminho poderá vender online sem qualquer estoque de produtos personalizados. Essa é uma modalidade de negócio que já está bastante consolidada nos Estados Unidos e na Europa, e nos últimos anos vem crescendo muito, não só no Brasil, como também em vários outros países.
Para se ter ideia da evolução atual e futura desse mercado, segundo dados do relatório da Grand View Research, publicado em 2023, a projeção do valor total dessa indústria no mundo em 2024 é de 9,81 bilhões de dólares. Ainda de acordo com a pesquisa, a expectativa é que, até 2030, o valor desse mercado apresente uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 26,1%, alcançando os US$ 39,4 bilhões:
“Conseguimos transformar milhares de vidas nesse campo do empreendedorismo, por isso é um mercado fantástico. Palestrar aqui nessa noite e transmitir uma gama de conhecimentos sobre uma área que eu tenho prazer de trabalhar e que cresce exponencialmente é gratificante, pois sinto que, dessa forma, consigo inspirar novos profissionais para ascenderem em suas carreiras”, declarou o egresso, expressando satisfação e sentimento de dever cumprido pela palestra.
Matheus também discorreu acerca da inteligência artificial ser uma ferramenta imprescindível na aplicação desse empreendimento. Ele pontuou que a IA é uma aliada em vários processos, sobretudo em fases como na criação de conteúdo da empresa, da elaboração do design e quanto à divulgação dos produtos e promoções de uma loja, por exemplo:
“Nesse caso você pode criar estampas com a inteligência artificial rapidamente, por exemplo. Antigamente, vários empresários ficavam perdidos na hora da criação de arte relacionada ao uso de photoshop e entre outros recursos de montagem. Agora, é possível agilizar essa etapa do processo de divulgação e até mesmo produção dentro do print on demand utilizando a IA”.
Ao longo da palestra ainda acrescentou que, dessa maneira, as empresas também podem criar calendários editoriais para mais organização no planejamento de projetos em vigor e de empreitadas futuras. Nessas situações, a aplicação efetiva dessa tecnologia pode poupar muito tempo e recursos das instituições em etapas da fabricação e propaganda de cada produto.
Além disso, o egresso quis ministrar uma palestra leve e inspiradora. Durante toda ocasião, buscou encorajar cada estudante a sempre participarem de iniciativas acadêmicas, procurar oportunidades em organizações renomadas e sempre se atualizarem sobre as novas tendências do mercado, sobretudo quanto às principais exigências atuais das suas áreas de atuação:
“Com a palestra eu consegui ter mais um feedback interno de como é o mercado e os caminhos que eu posso seguir. Me senti incentivado a buscar novas jornadas e estar sempre com a mente aberta às diversas oportunidades”, relatou Carlos Roblynsson, estudante do 5º período de Publicidade e Propaganda.