No cenário da Educação Superior, a busca por parcerias estratégicas e colaborações que agreguem valor à formação acadêmica e profissional dos estudantes é uma prioridade. Na última terça-feira (6), a Fundação Oswaldo Aranha (FOA) recebeu o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Edimar Pereira, acompanhado do vereador Luciano Mineirinho.
O encontro contou com a presença do presidente da FOA, Eduardo Prado, e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Márcio Lins. Durante a visita, foram discutidos tópicos relevantes relacionados aos carros elétricos, bem como a criação de uma parceria que beneficiará os funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e associados do Sindicato dos Metalúrgicos, com descontos em cursos de graduação.
Essa colaboração visa aprimorar a capacitação da mão de obra voltada para os setores metalmecânico e automobilístico, com foco especial na cadeia produtiva de carros elétricos. O presidente da FOA enfatizou a importância desse tipo de parceria para fortalecer ainda mais o conhecimento e as habilidades dos trabalhadores, gerando impactos positivos em toda a sociedade.
“A busca por parcerias estratégicas e colaborações que agreguem valor à formação acadêmica e profissional dos estudantes é uma das nossas prioridades. Acreditamos que essa cooperação terá um impacto positivo não apenas na formação dos trabalhadores, mas também na indústria da região e, consequentemente, em toda a sociedade. Estamos na expectativa para explorar futuras possibilidades de parceria que beneficiarão nossos estudantes e contribuirão para o desenvolvimento das indústrias locais”, ressalta Eduardo Prado.
Edimar Pereira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, também destacou a significância dessa parceria para a região, observando: “É uma importância que traz o significado não só para a família metalúrgica, mas para toda a região do sul fluminense. O UniFOA é uma referência não só no Sul Fluminense como em todo nosso país, e ele é muito respeitado e acreditado no meio da família metalúrgica. Essa parceria traz ganhos intangíveis para todo o sul fluminense e para toda a região dos trabalhadores e trabalhadoras”.
Além dos assuntos discutidos, a reunião abriu portas para futuras possibilidades de parcerias, que podem se traduzir em oportunidades significativas para os estudantes, bem como em contribuições valiosas para o desenvolvimento das indústrias da região. A FOA/UniFOA continua comprometida em buscar parcerias estratégicas que promovam a excelência educacional e o fortalecimento da comunidade local, dando início a um pontapé inicial de projetos que visa não só o conhecimento e a educação da família metalúrgica, mas sim melhorar a mão de obra e a qualidade para todas as fábricas e todo o sul fluminense.