A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Volta Redonda encerrou, nesta segunda-feira (25), o curso sobre Política de Seguridade Social, realizado em parceria com o curso de Serviço Social do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). A capacitação, que integrou o Plano Municipal de Educação Permanente, qualificou 70 técnicos de nível médio e superior que atuam nos equipamentos da Política de Assistência Social do município.
O curso, realizado entre setembro e novembro, contou com seis encontros, nos quais os participantes tiveram acesso a oficinas e minicursos sobre temas fundamentais para o trabalho no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como proteção social, política de assistência social e elaboração de documentos técnicos. As atividades foram conduzidas pelas professoras Karin Escobar, coordenadora do curso de Serviço Social do UniFOA, e Daniele do Val, que trouxeram suas experiências para aprimorar a formação dos profissionais.
A parceria entre o UniFOA e a SMAS, firmada em 2023, tem sido um importante elo entre o ambiente acadêmico e a realidade prática da Política de Assistência Social. De acordo com Karin Escobar, iniciativas como essa fortalecem a relação entre a academia e o mercado de trabalho, além de contribuir para a formação de profissionais mais preparados e comprometidos.
“A parceria entre o poder público e o ambiente acadêmico é de suma importância para que a instituição de ensino possa socializar os conhecimentos produzidos com a sociedade. Para o curso e para a instituição, é essencial se aproximar da realidade do mercado de trabalho, conhecer as novas demandas e competências exigidas, e, assim, formar profissionais que façam a diferença em seus espaços de atuação de forma ética e responsável”, destacou a coordenadora.
Com essa capacitação, a SMAS e o UniFOA reafirmam seu compromisso em fortalecer o SUAS e promover um atendimento mais qualificado e humanizado à população de Volta Redonda, demonstrando como a união entre ensino superior e setor público pode trazer impactos positivos para a gestão e execução das políticas sociais no município.