Na educação, vínculo e acolhimento desempenham papéis cruciais no desenvolvimento de estudantes e na criação de um ambiente de aprendizado positivo.
O vínculo entre professores e alunos é fundamental para estabelecer uma relação de confiança e respeito, facilitando a comunicação aberta e o engajamento nas atividades escolares. Um ambiente acolhedor na sala de aula, permite que os alunos se sintam seguros e valorizados, promovendo a participação ativa e a disposição para aprender.
Pensando nisso, o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP) do UniFOA que já realiza capacitações com os docentes do Centro Universitário através do projeto Olhar Docente, realizou na tarde de ontem (24) uma palestra com o professor Ailton Carvalho sobre o tema.
Ailton destacou que conversar sobre o tema com os professores é extremamente importante, porque a sala de aula, além de um espaço de ensino, também é de diversidade cultural, religioso, social, econômico.
“É preciso que a gente esteja atento a essa diversidade para que possamos então ser mais acolhedores, tenhamos uma proposta de trabalho que integre e que não seja separatista para que o aluno se sinta confortável em suas diferenças e diversidades e que possamos promova um ambiente, mesmo que tenha uma tensão, mas que de alguma forma a gente possa considerar a diferença, não como um negócio que a gente precisa afastar, mas que a gente pode acolher de alguma forma”.
Além disso, vínculo e acolhimento ajudam no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, como empatia, resiliência e cooperação, que são essenciais para o sucesso acadêmico e pessoal.
Quando o aluno percebe que o ambiente de aprendizagem proporciona esse tipo de acolhida e a vontade do educador em criar vínculos, ele se sente confortável e mais encorajado a participar das atividades propostas.
“Quando ele (estudante) percebe que ali há uma possibilidade de vínculo e de acolhimento, que ali não tem julgamento e que não tem um olhar de estranheza diante do que ele é, a relação flui, consequentemente, o ensino aprendizagem fica muito melhor”, comentou Ailton.
A professora do curso de Direito, Daniele do Amaral, vê a palestra e o tema como extremamente necessária.
“Um papel fundamental para todos nós docentes é saber como e porque acolher nossos alunos. Cada um experienciou momentos da vida de forma diferente, e entender isso e saber lidar com isso também é papel do docente. O caminho da jornada acadêmica para o aluno acolhido fica mais prazerosa e efetiva”, avaliou.



