O papel do vínculo e acolhimento no ensino superior é tema de capacitação 

vínculo

Na educação, vínculo e acolhimento desempenham papéis cruciais no desenvolvimento de estudantes e na criação de um ambiente de aprendizado positivo. 

O vínculo entre professores e alunos é fundamental para estabelecer uma relação de confiança e respeito, facilitando a comunicação aberta e o engajamento nas atividades escolares. Um ambiente acolhedor na sala de aula, permite que os alunos se sintam seguros e valorizados, promovendo a participação ativa e a disposição para aprender. 

Pensando nisso, o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (CAIP) do UniFOA que já realiza capacitações com os docentes do Centro Universitário através do projeto Olhar Docente, realizou na tarde de ontem (24) uma palestra com o professor Ailton Carvalho sobre o tema. 

Ailton destacou que conversar sobre o tema com os professores é extremamente importante, porque a sala de aula, além de um espaço de ensino, também é de diversidade cultural, religioso, social, econômico.  

“É preciso que a gente esteja atento a essa diversidade para que possamos então ser mais acolhedores, tenhamos uma proposta de trabalho que integre e que não seja separatista para que o aluno se sinta confortável em suas diferenças e diversidades e que possamos promova um ambiente, mesmo que tenha uma tensão, mas que de alguma forma a gente possa considerar a diferença, não como um negócio que a gente precisa afastar, mas que a gente pode acolher de alguma forma”. 

Além disso, vínculo e acolhimento ajudam no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, como empatia, resiliência e cooperação, que são essenciais para o sucesso acadêmico e pessoal. 

Quando o aluno percebe que o ambiente de aprendizagem proporciona esse tipo de acolhida e a vontade do educador em criar vínculos, ele se sente confortável e mais encorajado a participar das atividades propostas. 

“Quando ele (estudante) percebe que ali há uma possibilidade de vínculo e de acolhimento, que ali não tem julgamento e que não tem um olhar de estranheza diante do que ele é, a relação flui, consequentemente, o ensino aprendizagem fica muito melhor”, comentou Ailton. 

A professora do curso de Direito, Daniele do Amaral, vê a palestra e o tema como extremamente necessária. 

“Um papel fundamental para todos nós docentes é saber como e porque acolher nossos alunos. Cada um experienciou momentos da vida de forma diferente, e entender isso e saber lidar com isso também é papel do docente. O caminho da jornada acadêmica para o aluno acolhido fica mais prazerosa e efetiva”, avaliou. 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas