A XXIII Semana Jurídica do Direito, que este ano comemora 20 anos de curso promoveu, entre os dias 09 e 12 de maio, palestras e oficinas práticas para alunos e convidados, no Campus Três Poços, tanto por meio da plataforma Microsoft Teams quanto presenciais, ocorridas no Centro Cultural Dauro Aragão e no auditório William Monachesi.
O objetivo da Semana é proporcionar aos alunos o aprendizado de conteúdos transversais, interdisciplinares e práticos, estimulando a interação e ampliando conhecimentos. A Semana Jurídica é uma das ações de fomento à qualificação dos alunos e formação continuada aos egressos. Várias pesquisas do curso nascem das experiências vivenciadas nessa oportunidade, justamente por apresentar várias formas de visão e um convite aos questionamentos, fomentando uma discussão qualificada.
A primeira palestra, ocorrida na segunda-feira (09), foi realizada pelo deputado federal Dr. Antônio Furtado, que atuou como delegado da Polícia Civil por mais de dez anos na região Sul Fluminense. O tema abordado foi “Lei Maria da Penha – Conhecer para se proteger”.
O segundo dia (10), abordou a palestra “13 de Maio e a reparação: o parecer da OAB sobre os aspectos jurídicos da reparação da escravidão negra”, com o Dr. Humberto Adami, Conselheiro da Seccional OAB/RJ, presidente da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra (CEVENB) da OAB RJ e da Comissão da Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros (CIR IAB).
A última palestra ocorreu na quinta-feira (12), através da plataforma Microsoft Teams, com o tema “Gestão estratégica de escritórios de advocacia”, realizada pelo advogado Dr. Luiz Fernando Chacon, autor de três livros: Manual de Prática Forense; Prática Forense para estagiários e Teoria e prática – Responsabilidade Civil.
A Semana ainda promoveu oficinas, ocorridas nas salas do Curso de Direito e no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão: Inquérito policial na prática (foto abaixo); Por que e como potencializar sua graduação e seu reflexos na carreira profissional; Técnicas para atender um cliente; Roda de debate: a importância da ONU e seu papel sobre a guerra.
Relevância dos temas
A professora Daniele do Amaral, coordenadora do Curso, afirma que a semana produziu muitos frutos: “Tivemos ótimos palestrantes, que souberam passar seus conhecimentos, com temas de extrema relevância para quem opera no meio jurídico. A última delas, com orientações sobre gestão estratégica de escritórios de advocacia casou com a oficina de técnicas para atender um cliente e estas mostraram a importância da gestão no dia a dia do escritório e como realizar a captação do cliente, entre outros temas, que não são tratados na graduação. Uma complementou a outra. Na verdade, todas as oficinas foram de grande interesse para alunos e convidados”, afirmou a coordenadora.
Deseja conhecer mais sobre o Curso de Direito?
As inscrições para o vestibular 2022.2, segundo semestre, vão até setembro, com taxa zero.
Não perca a chance de conhecer mais sobre o curso e faça sua inscrição.