A criatividade é a competência aplicada em diversos segmentos profissionais. Por meio dela, podemos potencializar os processos de criação e inovação. A característica da criatividade pode ser entendida também como uma ponte entre o pensamento abstrato e o tocável.
Pensando em promover a integração e a aplicação de metodologias ativas, o curso de Design preparou uma oficina de criatividade para 15 estudantes do 1º e 2º períodos. A ação aconteceu no Campus Olezio Galotti, Três Poços, no auditório da Biblioteca.
A oficina foi ministrada pelo professor do curso, Moacyr Ennes. De acordo com o docente, o objetivo da ação foi trabalhar a criatividade dos estudantes, tendo como base, a função do Designer: criar soluções para as adversidades.
– “Expusemos um problema para os acadêmicos: criar uma estrutura com o material disponibilizado (macarrão e bala jujuba). O projeto precisaria ter, em média, um metro de altura, devendo ser autoportante (Elementos construtivos que se suportam de forma independente, dispensando o auxílio de outras estruturas) ”, explicou o professor.
Ainda de acordo com o professor, “a criatividade é como andar de bicicleta, quanto mais praticamos, melhor desenvolvemos a ação. Essa característica é necessária para todos, principalmente para os profissionais da comunicação”, revelou Moacyr.
Além da oficina, os estudantes conheceram o campus, os professores e a estrutura dos laboratórios. Devido ao período de isolamento social e as medidas restritivas, não foi possível conhecer a infraestrutura, mas com o avanço da vacinação e a liberação das atividades presenciais, respeitados os protocolos de biossegurança, os acadêmicos tiveram a oportunidade de visitar o UniFOA.
“O pedido para visitar a instituição e o curso foi dos próprios estudantes. Com a visita, decidimos proporcionar uma oficina de criatividade para estimular a interação e o trabalho em equipe”, destacou a coordenadora do Curso de Design, professora Aline Botelho.
Por Matheus Freitas – Comunicação UniFOA