Você sabia que, para poder atuar em território nacional, o médico formado no exterior precisa prestar um exame para revalidação do diploma: o Revalida?
Essa prova, criada em 2010, tem o objetivo de simplificar o processo de reconhecimento da formação em Medicina para que esses profissionais recebam a autorização para trabalhar no Brasil.
Se você tem dúvidas sobre esse assunto, não perca este post. Nele, explicaremos o que é, como funciona e quem pode prestar o Revalida. Além disso, daremos algumas dicas de estudo para o exame. Continue a leitura e confira!
O que é o Revalida e para quem ele é destinado?
O Revalida (ou Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos) tem o objetivo de simplificar o reconhecimento dos diplomas de faculdades de Medicina emitidos no exterior — processo que, antes, era realizado de diferentes formas pelas instituições de ensino nacionais.
Somente com essa aprovação o médico formado fora do país poderá obter a autorização do Conselho Regional de Medicina para trabalhar.
Como o exame funciona?
De acordo com a Lei nº 13.959, o Revalida deve ser aplicado semestralmente, com o edital sendo publicado em até 60 dias antes de sua realização. Para participar do exame, o candidato deverá fazer a inscrição de acordo com o prazo do edital e pagar as taxas referentes a cada etapa do processo.
O exame é dividido em duas partes:
- Avaliação escrita: prova eliminatória composta por 100 questões de múltipla escolha, com duração de 5 horas, além de mais 5 questões discursivas, com duração de 4 horas
- Habilidades clínicas: também de caráter eliminatório, essa avaliação é composta por 10 estações nas quais o candidato deverá realizar diferentes tarefas para demonstrar as suas habilidades no exercício da função
Como estudar para o Revalida?
Algumas dicas podem ajudar a se preparar para esse exame de revalidação. Apresentamos as principais a seguir.
Faça resumos dos conteúdos e mapas mentais
Nossa primeira dica é a mesma que oferecemos em qualquer caso de estudo: fazer resumos dos conteúdos. Essa é a melhor forma de cobrir uma grande variedade de tópicos sem se cansar muito, além de facilitar na hora de precisar relembrar algum conceito.
Mapas mentais também são ótimos para ajudar a fixar conteúdos, principalmente para os estudantes que têm mais facilidade de memorização, pois eles permitem associar o conteúdo com imagens ou diagramas.
Tenha atenção aos detalhes da prova
Uma boa forma de estudar para o Revalida é procurando pelas edições anteriores do exame. Veja o que caiu e a maneira como as matérias do curso de Medicina foram cobradas. Assim, você começa a se familiarizar com esse formato.
Além disso, é fundamental ter atenção ao ler os enunciados da avaliação escrita. Já para a prova de habilidades, é importante ter um cuidado especial com a conduta médica no atendimento ao paciente.
Procure por cursos e materiais preparatórios
Já que a aprovação nesse exame é o que permitirá ao médico atuar em território nacional, uma boa dica é procurar por cursos e materiais preparatórios para o Revalida. Dessa forma, será muito mais fácil cobrir todos os tópicos cobrados e tirar eventuais dúvidas.
Conclusão
Como vimos, o Revalida é um exame obrigatório para que o profissional de Medicina formado no exterior possa trabalhar no Brasil. Por isso, se esse é o seu caso, não perca mais tempo: coloque as nossas dicas em prática e comece a se preparar agora mesmo para ter a sua formação reconhecida!