Em celebração ao Dia Internacional da Nutrição e Saúde, o Escritório da Cidadania, e o curso de Nutrição, promoveu uma ação especial na Fundação Sérgio Loureiro, na última quarta-feira (02). A iniciativa envolveu a avaliação nutricional das crianças atendidas pela instituição e pela Transporte Excelsior, reafirmando o compromisso do UniFOA com o bem-estar e a cidadania.
A atividade reuniu professores e 16 estudantes de Nutrição, desde o 1º até o 7º período, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos. Para os estudantes que estão no início da graduação, a ação representou um primeiro contato com a prática profissional, enquanto os mais experientes tiveram a oportunidade de consolidar conhecimentos e compartilhar vivências com os colegas.
A professora Paula Leoni destacou a importância dessa troca de experiências para a formação acadêmica e pessoal dos estudantes.
“As vantagens de levar essa vivência profissional aos alunos desde o início da graduação vão além do aprendizado técnico. Eles ganham uma visão mais ampla sobre a profissão e a realidade da vulnerabilidade social. Já os alunos do 7º período, além de consolidarem o conhecimento, contribuem na troca de experiências com os mais novos. Com isso, tanto os estudantes quanto a comunidade se beneficiam dessas ações sociais”, ressaltou.
A Fundação Sérgio Loureiro, que já desenvolve diversos projetos voltados para crianças e adolescentes, vê na parceria com o UniFOA uma oportunidade de ampliar o impacto social de suas ações. O gestor da instituição, Serginho Loureiro, reforçou a importância da iniciativa.
“Cuidar das crianças vai muito além da educação e do lazer. A saúde e a nutrição são partes fundamentais para o desenvolvimento delas, e essa parceria nos permite dar um passo importante nesse cuidado. A visita dos alunos de Nutrição do UniFOA foi um momento de aprendizado e atenção às nossas crianças, permitindo uma avaliação nutricional que nos ajudará a oferecer um suporte ainda mais alinhado às suas necessidades. Essa é uma ação que reforça nosso compromisso com o bem-estar e o futuro de cada uma delas.”
Mais do que um momento de aprendizado técnico, a ação fortalece a missão do UniFOA de formar profissionais socialmente responsáveis. A integração entre ensino, pesquisa e extensão permite que os estudantes desenvolvam um olhar mais humanizado para sua atuação profissional, ao mesmo tempo em que contribuem diretamente para a qualidade de vida da comunidade.


