Os novos mestrandos do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (Mecsma) deram o primeiro passo em sua jornada acadêmica. Reunidos para a aula inaugural, os estudantes foram calorosamente recebidos para conhecer as diretrizes e a programação do programa.
Conduzida pelo coordenador do Mecsma, Júlio Aragão, o evento teve como principal objetivo orientar os novos alunos sobre as linhas de pesquisa e as atividades que serão desenvolvidas ao longo do curso. Durante a reunião, os mestrandos puderam ter uma visão geral das disciplinas oferecidas, conheceram os professores responsáveis e tiveram uma visão abrangente da estrutura disponível no Centro Universitário.
“Para essa turma, espero um grupo comprometido e engajado, disposto a explorar os desafios e oportunidades que surgirão ao longo do curso. Cada turma tem sua própria personalidade, e estamos ansiosos para conhecer as nuances e particularidades desse novo grupo. Juntos, mestrandos e orientadores, vamos estabelecer vínculos importantes e criar um ambiente colaborativo e enriquecedor para todos”, comentou Júlio.
Ainda segundo Júlio, as expectativas são de criar um ambiente que permita ensinar e aprender junto com os novos mestrandos, proporcionando oportunidades para que eles se desenvolvam não apenas como pesquisadores, mas também como docentes. “Afinal, o papel do professor vai além de transmitir conhecimento – ‘Nós somos o que eles alcançam'”, finalizou.
Uma das novas integrantes, Jocarla Soares, compartilhou sua jornada até o ingresso no mestrado: “Descobri o programa por meio de anúncios nas páginas de comunicação do UniFOA. Como já trabalho como preceptora do internato da faculdade, vi a notícia do processo seletivo aberto e decidi fazer algumas pesquisas sobre o funcionamento e os docentes do programa.”
Jocarla falou sobre suas expectativas em relação ao curso, destacando o desejo de se dedicar integralmente à produção da dissertação e dos produtos necessários. “Espero absorver o máximo de conteúdo possível com nossos docentes, pois pude perceber durante a aula inaugural que eles têm muito a nos ensinar”, disse ela.
Além disso, Jocarla revelou sua paixão pela docência e como o mestrado irá contribuir para aprimorar suas habilidades nessa área: “Passei a gostar da docência após uma experiência anterior e saber que agora, com o mestrado, isso irá me aperfeiçoar mais para seguir nesse caminho me deixa muito feliz. É uma área que me motiva bastante, pois ao dar aulas nos sentimos mais motivados a estar aprendendo cada dia mais para repassarmos o melhor para os alunos e tentarmos melhorar cada dia mais a formação acadêmica deles. Tenho um sentimento de alegria em saber que estou caminhando cada vez mais próximo para poder dar aulas.”
Com entusiasmo e determinação, os novos mestrandos do Mecsma estão prontos para iniciar essa importante etapa em suas carreiras acadêmicas, comprometidos com a busca pelo conhecimento e o aprimoramento profissional.