Método GTD: saiba como essa metodologia pode ajudar nos estudos

Você tem aquela sensação de que o estudo para o vestibular não rendeu, mesmo depois de ficar horas em frente aos livros e apostilas? Muita gente se perde em meio a tantos conteúdos e não consegue ser produtivo. Para ajudar esses alunos, existe o método GTD (getting things done), que propõe organizar e otimizar suas tarefas.

Neste post vamos explicar direitinho como funciona essa metodologia, suas vantagens e como você pode utilizá-la na hora dos estudos. Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é método GTD?

O GTD — sigla para getting things done — é uma metodologia criada pelo autor norte-americano David Allen, explicada em seu livro “A arte de fazer acontecer”. É uma técnica que mostra que é possível ser eficiente no trabalho, estudos ou em qualquer outra área da sua vida. Como? Ao gerenciar as tarefas, você estabelece prioridades e consegue cumprir tudo no prazo.

Como utilizar essa metodologia nos estudos?

O método GTD deve ser aplicado em etapas. Assim, no momento de estudar para o vestibular, você deve seguir alguns passos:

  • Capturar: hora de limpar a mente e colocar no papel ou computador tudo o que precisa ser feito: leituras, exercícios, redação, videoaulas
  • Estabelecer: agora que você já sabe o que deve ser feito, é o momento de determinar o que deve ser feito imediatamente e o que pode ser deixado para depois
  • Organizar: como você já fez a classificação acima, consegue pôr em ordem as tarefas de acordo com o tempo reservado para os estudos, estabelecendo as prioridades
  • Revisar: repassar toda essa organização e conferir se não está faltando nada
  • Executar: começar a estudar de acordo com o planejamento que você determinou. É a hora de pôr a mão na massa e se preparar para a tão sonhada vaga na faculdade

Quais as vantagens dessa técnica?

O método GTD pode garantir um melhor aproveitamento dos conteúdos que você estuda e, consequentemente, trazer melhores resultados em suas provas. Veja a seguir as vantagens dessa técnica para quem precisa estudar para vestibulares:

Mais eficiência

Quando você tem bem claro tudo o que precisa ser feito e estabelece as prioridades, consegue realizar mais tarefas em menos tempo, o que aumenta bastante a eficiência nos seus estudos.

Maior produtividade

É possível também se concentrar mais em cada tarefa, entendendo melhor cada conteúdo. Isso porque o GTD separa as atividades por partes, o que tira a ansiedade e estresse do aluno, que não fica pensando que não vai dar tempo de resolver tudo.

Organização

Todo mundo sabe que a quantidade de assuntos cobrada no vestibular é extensa, por isso o método GTD pode ajudar muitos estudantes a organizar as leituras e exercícios. Outra vantagem é que você pode utilizar essa técnica também nos estudos e trabalhos da faculdade e depois em sua carreira.

Conclusão

É possível render nos estudos para o vestibular, a dica é usar o método GTD para se organizar, ter mais tranquilidade e ser mais produtivo. A ideia é que você não gaste muito tempo pensando no que precisa fazer e sim se planejar para fazer acontecer!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas