Você tem aquela sensação de que o estudo para o vestibular não rendeu, mesmo depois de ficar horas em frente aos livros e apostilas? Muita gente se perde em meio a tantos conteúdos e não consegue ser produtivo. Para ajudar esses alunos, existe o método GTD (getting things done), que propõe organizar e otimizar suas tarefas.
Neste post vamos explicar direitinho como funciona essa metodologia, suas vantagens e como você pode utilizá-la na hora dos estudos. Ficou interessado? Continue a leitura!
O que é método GTD?
O GTD — sigla para getting things done — é uma metodologia criada pelo autor norte-americano David Allen, explicada em seu livro “A arte de fazer acontecer”. É uma técnica que mostra que é possível ser eficiente no trabalho, estudos ou em qualquer outra área da sua vida. Como? Ao gerenciar as tarefas, você estabelece prioridades e consegue cumprir tudo no prazo.
Como utilizar essa metodologia nos estudos?
O método GTD deve ser aplicado em etapas. Assim, no momento de estudar para o vestibular, você deve seguir alguns passos:
- Capturar: hora de limpar a mente e colocar no papel ou computador tudo o que precisa ser feito: leituras, exercícios, redação, videoaulas
- Estabelecer: agora que você já sabe o que deve ser feito, é o momento de determinar o que deve ser feito imediatamente e o que pode ser deixado para depois
- Organizar: como você já fez a classificação acima, consegue pôr em ordem as tarefas de acordo com o tempo reservado para os estudos, estabelecendo as prioridades
- Revisar: repassar toda essa organização e conferir se não está faltando nada
- Executar: começar a estudar de acordo com o planejamento que você determinou. É a hora de pôr a mão na massa e se preparar para a tão sonhada vaga na faculdade
Quais as vantagens dessa técnica?
O método GTD pode garantir um melhor aproveitamento dos conteúdos que você estuda e, consequentemente, trazer melhores resultados em suas provas. Veja a seguir as vantagens dessa técnica para quem precisa estudar para vestibulares:
Mais eficiência
Quando você tem bem claro tudo o que precisa ser feito e estabelece as prioridades, consegue realizar mais tarefas em menos tempo, o que aumenta bastante a eficiência nos seus estudos.
Maior produtividade
É possível também se concentrar mais em cada tarefa, entendendo melhor cada conteúdo. Isso porque o GTD separa as atividades por partes, o que tira a ansiedade e estresse do aluno, que não fica pensando que não vai dar tempo de resolver tudo.
Organização
Todo mundo sabe que a quantidade de assuntos cobrada no vestibular é extensa, por isso o método GTD pode ajudar muitos estudantes a organizar as leituras e exercícios. Outra vantagem é que você pode utilizar essa técnica também nos estudos e trabalhos da faculdade e depois em sua carreira.
Conclusão
É possível render nos estudos para o vestibular, a dica é usar o método GTD para se organizar, ter mais tranquilidade e ser mais produtivo. A ideia é que você não gaste muito tempo pensando no que precisa fazer e sim se planejar para fazer acontecer!