Mês da Juventude: UniFOA recebe alunos de pré-vestibular social em visita orientada

IMG 7985

Alunos do Pré-Enem (pré-vestibular social) conheceram as instalações do UniFOA, no campus Olezio Galotti, em Três Poços, na última quinta-feira (3). A visita fez parte da programação do ‘Agosto Jovem‘ organizado pela Coordenadoria Municipal da Juventude, para comemorar o Mês da Juventude, instituído no município em 2021 para ampliar as comemorações pelo Dia do Estudante (11) e Dia Internacional da Juventude (12).

O intuito foi apresentar o Centro Universitário a estudantes que estão se preparando para o vestibular. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório de Microbiologia e Parasitologia, laboratório de Microscopia, Anatomia Patológica e Histologia, Morfofuncional e Anatômico do curso de Medicina, e ainda visitaram o estúdio da Rádio UniFOA, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, orientados pela equipe de Eventos.

Larissa Garcez, coordenadora da Juventude da PMVR, destacou o impacto positivo que a visita dos alunos do pré-vestibular social ao UniFOA representa para esses jovens. Com origens no pré-vestibular social, a experiência de conhecer um ambiente universitário como o do UniFOA é inédita para muitos deles. Essa visita não apenas abre portas para novas perspectivas, mas também estimula e encoraja os alunos a sonharem além do que eles imaginavam ser possível.

“Essa visita representa o primeiro contato deles com uma universidade em nível acadêmico, e é um momento fundamental para inspirá-los a buscar novos horizontes e acreditar que podem ingressar numa universidade”, enfatizou Larissa.

A experiência de percorrer o campus e conhecer laboratórios vai muito além de simples imaginação. As fotos podem dar uma pequena ideia do quão surpresos e entusiasmados eles estão com o ambiente universitário. Conforme Larissa destaca, essa proximidade com a realidade acadêmica é o que estimula o desejo de ingressar no ensino superior e buscar a realização de seus sonhos.

“Ao verem de perto os laboratórios e sentirem a atmosfera universitária, esses jovens são encorajados a sonhar e a entender que uma universidade é muito mais do que eles poderiam imaginar. Essa visita vai além da escolha do curso específico, ela permite que eles experimentem o universo acadêmico, que conheçam um campus e compreendam que esse contato é transformador”, ressaltou a coordenadora da Juventude.

Ela destacou o papel fundamental que essas visitas desempenham ao estimular os jovens a sonharem e a considerarem novas possibilidades em suas vidas. Para ela, como representante do poder público, é essencial despertar e mostrar diferentes realidades e oportunidades para esses estudantes, para que eles possam fazer escolhas informadas sobre seus futuros. E quando uma universidade como o UniFOA se une a essa causa, o sucesso é garantido.

“A parceria estabelecida com o UniFOA é de grande importância, e a universidade tem sido uma aliada valiosa desse pré-vestibular social. Além disso, temos atividades relacionadas ao desenvolvimento de extensão, como o nosso site, que foi inteiramente pensado pelos alunos da instituição. Estamos também trabalhando em parceria para um podcast sobre a história da cidade, envolvendo os alunos de comunicação da universidade”, compartilhou Larissa.

Ela enfatizou o papel de ser uma ponte entre os jovens e o poder público, canalizando parcerias com instituições como o Centro Universitário para desenvolver projetos que impactem positivamente a cidade. A intenção é incentivar a criação de projetos que dialoguem com os coletivos e grupos existentes na universidade, como atléticas e associações acadêmicas, buscando oportunidades para contribuir significativamente para o desenvolvimento da comunidade local.

Durante a visita à rádio, os jovens tiveram contato com as produções do estúdio e, no final, um dos alunos teve a oportunidade de gravar um áudio. Emily Gonzaga, aluna do terceiro ano do Colégio Manoel Marinho, na gravação da sonora compartilhou suas impressões e entusiasmo em conhecer de perto a área médica e, mais especificamente, o laboratório anatômico da universidade. Empolgada com o que viu, ela revelou seus planos futuros: “Futuramente estarei aqui!”, afirmou, expressando seu desejo de cursar Medicina no UniFOA.

Sobre a Coordenadoria da Juventude:

A Coordenadoria da Juventude tem o papel de formular, elaborar, gerenciar e acompanhar programas em conjunto com outras secretarias, e contribuir para o desenvolvimento da identidade e da autonomia dos jovens, assegurando o efetivo trabalho no desenvolvimento de políticas públicas municipais voltados para a juventude.

Visite o UniFOA:

As visitas fazem parte do projeto UniFOA Experience, cuja visitação é aberta a todas as escolas da região, do estado do Rio de Janeiro e de outros estados. Os agendamentos podem ser feitos pelo site, telefone (24) 3340-8400 (ramais 8508 e 8372), WhatsApp (24) 999795117 ou e-mail [email protected].

Por Bárbara Vidal
Estagiária de Jornalismo

Fotos: Filipe Ferrão

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas